Mais Recentes

latest

Maior Olho do Mundo

A construção do "maior olho do mundo virado para o céu", o Extremely Large Telescope (ELT) do ESO, avança bem!. Como esta imagem de janeiro de 2022 mo

1 de fev. de 2022

/ Por JPCN.Blog

 "MAIOR OLHO DO MUNDO"!!


A construção do "maior olho do mundo virado para o céu", o Extremely Large Telescope (ELT) do ESO, avança bem!. Como esta imagem de janeiro de 2022 mostra, foram colocadas as fundações do gigantesco telescópio de 39 metros, levando-nos um passo mais perto de desvendar alguns dos mais elusivos mistérios do Universo.

A forma inicial da cúpula do ELT começa a tomar forma. A estrutura imensa terá cerca de 80 metros de altura, com um diâmetro de aproximadamente 88 metros, o que equivale a grosso modo à área de um campo de futebol. À esquerda podemos ver os andaimes e a primeira estrutura do cais da cúpula. 

Em torno deste cais será construído um edifício auxiliar circular, sendo que a sua fundação de concreto está praticamente terminada. As várias instalações elétricas, térmicas e hidráulicas que serão usadas para operar o ELT ficarão aí colocadas. 

Toda a estrutura ficará apoiada em amortecedores, também já instalados e alinhados, para proteção contra grandes terramotos e outras vibrações.

Em frente à cúpula, ao lado de onde será a entrada, o observador mais atento verá um poço profundo, que abrigará uma torre especial para testar e calibrar o espelho M4 do telescópio. Este espelho, um componente fundamental do sistema de óptica adaptativa do ELT, pode ser rapidamente deformado para corrigir a turbulência da atmosfera da Terra, assim como as vibrações causadas pelo movimento do telescópio e pelo vento. 

Quando estiver terminado, este será o maior espelho adaptativo já construído para um telescópio, permitindo ao ELT do ESO observar o Universo com um detalhe sem precedentes.

O ELT está localizado Em Cerro Armazones que é uma montanha localizada na Serra Vicuña Mackenna, aproximadamente 130 km a sudeste de Antofagasta, Chile. 

O deserto do Atacama, onde fica essa localidade é um dos melhores lugares no mundo para observações astronômicas.

Crédito: G. Hüdepohl (atacamaphoto.com)/ESO

Nenhum comentário

Postar um comentário

Obrigado por comentar! 😉✌

Não Perca!
© Todos Os Direitos Reservados
Por JPCN.Blog