Mais Recentes

latest

O Livro Redondo (1950)

O Livro redondo, foi feito em 1590 para o príncipe Julius Echter Mespelbrunn (1545-1617), Biblioteca Universitária, Würzburg, Alemanha

12 de jul. de 2022

/ Por JPCN.Blog

 Conheça o raríssimo e curioso “livro redondo” criado em 1590

O Livro redondo, foi feito em 1590 para o príncipe Julius Echter Mespelbrunn (1545-1617), Biblioteca Universitária, Würzburg, Alemanha.


Quem é fã do seriado Chaves deve se lembrar do desejo do personagem Kiko de ganhar uma bola quadrada. Agora…imagina existir um livro redondo? Pois é…ele existe e é uma incrível invenção. Se você acha que livro só pode ser retangular, bom, você está errado. Aí você deve pensar: “ah, mas isso deve ser uma invencionice moderna…” O pior é que não…esse livro já tem alguns séculos.

Na verdade, o livro redondo é datado de 1590 e foi feito como um presente para o príncipe Julius Echter Mespelbrunn que viveu durante 1545 e 1617, na Alemanha. O livro está atualmente na biblioteca Universitária, Würzburg, também na Alemanha e pode ser visitado.

Quem olha o objeto de perto pode notar que ele abre pela metade e possui dois “lados” que podem ser folheados. Embora pareça difícil de ser lido, ele tem um design bastante curioso, lembrando um tronco de madeira cortado e envernizado. É possível ver, também, que as folhas de papel foram feitas em prensas retangulares porque olhando mais de perto a gente percebe as marcas da folha impressa. Além disso, também foram desenhados alguns adornos nas lombadas.

Incrível, não?

Nenhum comentário

Postar um comentário

Obrigado por comentar! 😉✌

Não Perca!
© Todos Os Direitos Reservados
Por JPCN.Blog