Mais Recentes

latest

O que poucos sabem sobre o Biotônico Fontoura?

O que poucos sabem sobre o Biotônico Fontoura?

29 de set. de 2022

/ Por JPCN.Blog

Você sabia que o Biotônico foi exportado para os EUA para burlar a lei seca? E que Monteiro Lobato era seu garoto propaganda?

Alsorsa.News | O que poucos sabem sobre o Biotônico Fontoura?

O Biotonico Fontoura começou a ser produzido em 1910 como um antianêmico, na cidade de Bragança Paulista (83 km ao norte de São Paulo).

A fórmula foi criada em 1910 pelo médico farmaceutico Cândido Fontoura. Ele queria ajudar no tratamento de sua esposa, que tinha a saúde debilitada.

"Para a mulher, a beleza. Para o homem, o vigor", garantia a primeira campanha publicitária do fortificante produzido à base de sulfato ferroso, ácido fosfórico e extratos vegetais.

O Biotonico Fontoura foi usado por décadas com a finalidade de melhorar ou aumentar o apetite das crianças.

Carro-chefe do Laboratório Fontoura, o Biotonico passou a fazer parte do imaginário popular, com fatos como a incrível exportação do agora ex-remédio popular para os Estados Unidos dos anos 20, em plena Lei Seca.

Como lá era proibida a fabricação -e a comercialização-, naquela época, de bebidas alcoólicas, o Biotonico Fontoura exportado teria feito muito sucesso, além da fortuna de seu fabricante.

A verdade é que o tônico com um certo teor de álcool, quando um pouco gelado, pode passar por um agradável vinho do Porto, afinal ele tinha uma composição alcoólica de 9.5%, muito maior que a maioria das cervejas no mercado.

Para popularizar o remédio, o farmacêutico contou com a ajuda do escritor Monteiro Lobato, que escrevia histórias do personagem Jeca Tatu para o "Almanaque Fontoura", que acompanhava a embalagem do Biotonico.

O personagem foi parte da Campanha de Sanitarização do Rio de Janeiro, que tinha por objetivo instruir e preparar a população para a prevenção de doenças como a esquistossomose.

Nas aventuras do caipira de Monteiro Lobato, o Biotonico aparece como uma fórmula para mantê-lo sempre saudável.

Além de um grande sucesso de público, as histórias de Jeca Tatu foram uma estratégia vitoriosa do fabricante, que conseguiu ter sua imagem vinculada à campanha de sanitarização.

Uma das receitas mais usadas nos tempos da vovó para abrir o apetite das crianças levava Biotônico Fontoura, leite condensado e ovos de pata. Todo mundo que tomou jura que os ovos potencializam o efeito antianêmico do Biotônico.

Então…

Você sabia disso?

Nenhum comentário

Postar um comentário

Obrigado por comentar! 😉✌

Não Perca!
© Todos Os Direitos Reservados
Por JPCN.Blog