Mais Recentes

latest

Laika: O cão que foi enviado para o espaço e nunca mais voltou

Laika: O cão que foi enviado para o espaço e nunca mais voltou

25 de dez. de 2020

/ Por JPCN.Blog

 No final dos anos 1940, tanto soviéticos quanto americanos começaram a investigar a extensão do espaço enviando animais para cima e para longe. Tudo começou com as moscas da fruta em 1947, cresceu para incluir macacos em 1949 e ratos em 1950, mas nenhum animal realmente entrou em órbita até 3 de novembro de 1957, quando Laika , um cão de rua treinado soviético, fez história.

Laika foi encontrada nas ruas de Moscou , o que significa que ela já estava adaptada para sobreviver ao frio extremo e à fome. Ela foi escolhida porque era calma, doce e, como mulher, podia fazer xixi com a perna para baixo (isso tornou o design de seu traje espacial muito mais simples). Ela passou por treinamento como qualquer cosmonauta: centrífugas, espaços confinados, exposição a ruídos altos, aclimatação a alimentos em gel nutritivos e preparação para um traje espacial. No entanto, ao contrário dos cosmonautas modernos, seu retorno nunca foi planejado.

De acordo com os soviéticos, o plano era sacrificar Laika com comida medicamentosa pouco antes da reentrada. Infelizmente, esse método humano não deu certo. Os sinais vitais de Laika pararam após 5-7 horas em órbita.

Depois que a notícia do lançamento de Laika se espalhou, o governo soviético alternativamente alegou que ela havia morrido por falta de oxigênio ou sofrido uma eutanásia antes do tempo. Anos depois, um dos cientistas da missão admitiu que Laika havia morrido por superaquecimento devido a um problema mecânico na espaçonave, um caminho muito menos desejável.

 

A morte de Laika gerou indignação de ativistas dos direitos dos animais em todo o mundo. Mas também despertou a curiosidade de um médico do exército americano, Duane Graveline. Seu desejo de entender como os soviéticos receberam os dados biofísicos de Laika o levou a pesquisar os efeitos do espaço no corpo humano e ajudar a desenvolver as tecnologias que permitiram à NASA enviar astronautas (que ele mais tarde se tornou!) para o espaço.


Laika pode não ter sobrevivido, mas seu legado sim. Ela foi homenageada em duas estátuas soviéticas e até teve uma banda com o seu nome .

Portanto, da próxima vez que a NASA lançar um ônibus espacial, lembre-se de que eles devem essa tecnologia, em parte, a um pequeno vira-lata russo chamado Laika.

Fonte: https://www.mcgill.ca/oss/article/did-you-know/nasa-and-spacex-owe-their-accomplishments-dog-named-laika

Nenhum comentário

Postar um comentário

Obrigado por comentar! 😉✌

Não Perca!
© Todos Os Direitos Reservados
Por JPCN.Blog