Mais Recentes

latest

Entenda como o Open Banking vai mudar a relação dos bancos com seus clientes

Entenda como o Open Banking vai mudar a relação dos bancos com seus clientes

8 de jan. de 2021

/ Por JPCN.Blog
Movimento permite que clientes compartilhem suas informações financeiras com diferentes instituições, abrindo oportunidades para o setor criar modelos de negócios inéditos 
Foto: Getty Imagens

Fase de implementação

Sergio Biagini avalia que, a partir do momento em que os clientes tiverem o direito de compartilhar suas informações financeiras, o setor poderá criar modelos de negócio inéditos e novos serviços integrados na jornada de atendimento – com o serviço de agregação de contas, por exemplo. As possibilidades trazidas pelo compartilhamento e consequente agregação das informações dos clientes, gerarão mudanças sensíveis na dinâmica do mercado e no ambiente competitivo.

Biagini lembra que, para que o Open Banking seja plenamente utilizado, é preciso que as instituições financeiras encarem a implementação de suas diretrizes para além dos requerimentos regulatórios e do mero compliance, demonstrando os benefícios reais proporcionados aos clientes que aderirem ao compartilhamento de dados – principalmente o impacto positivo que a iniciativa pode ter na saúde financeira deles.

Reforço dos investimentos em tecnologia

A Deloitte identificou, em sua Pesquisa FEBRABAN de Tecnologia Bancária 2020, que a indústria financeira já vem se preparando para a chegada do Open Banking. Diante de um cenário em que canais digitais foram responsáveis por 63% das transações em 2019, e os investimentos aplicados em tecnologia no mesmo ano alcançaram R$ 24,6 bilhões – o desenvolvimento das APIs externas, ou seja, as APIs que são abertas ao mercado, estão caminhando em ritmo muito acelerado.

São as APIs [Application Programming Interface, ou “interfaces de programação de aplicações”] que viabilizarão tecnicamente a troca de informações entre as instituições e que proporcionarão aos clientes a possibilidade de consolidação de suas contas, investimentos e produtos, tanto do próprio banco, como de outras instituições. Novas funcionalidades de agregação de contas permitirão que o cliente visualize, no aplicativo da instituição financeira, todas as contas, investimentos, serviços e produtos contratados que tenha, tanto do próprio banco como em outras instituições.

Lições valiosas

Enquanto o setor percorre o caminho necessário para implementar o novo conceito, há algumas lições que podem ser aprendidas com os países que já o colocaram em prática, afirma Biagini. “O Open Banking irá potencializar o surgimento de novos modelos de negócios e novos ecossistemas. Além de aproveitar esse movimento para expandir os negócios as instituições financeiras podem alavancar valor ao longo de sua implantação, por meio de novas funcionalidades, serviços e diferenciais que levarão a conquista de novos clientes e retenção da base atual”, lembra ele.

“A indústria bancária brasileira, que sempre se caracterizou pela busca das melhores práticas globais e pela vanguarda tecnológica, saberá certamente enxergar e aproveitar essa grande oportunidade de transformação”.

Fonte: Valor Econômico 

( Hide )
  1. As maiores instituições financeiras que atuam no Brasil estão dando início à primeira fase da implementação do Open Banking, um movimento que, nas palavras de Sergio Biagini, sócio-líder da Indústria de Serviços Financeiros da Deloitte, “tem o potencial de remodelar o setor bancário de maneira disruptiva”. Para ele, a partir do momento em que os consumidores tiverem o direito de compartilhar suas informações financeiras, o setor poderá oferecer serviços inéditos e poderão realmente personalizar a sua relação com os clientes.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar! 😉✌

Não Perca!
© Todos Os Direitos Reservados
Por JPCN.Blog