Mais Recentes

latest

Bilhões de cigarras vão sair do solo após 17 anos de incubação

Bilhões de cigarras vão sair do solo após 17 anos de incubação

26 de mar. de 2021

/ Por JPCN.Blog

 A “cantoria” nos Estados Unidos será bem alta e está cada vez mais próxima. Tudo porque a cada 17 anos acontece no leste do país a chamada eclosão de cigarras periódica denominada Ninhadas X. Elas surgem devido o aquecimento do solo na primavera, que atinge determinada temperatura, fazendo com que as bilhões de cigarras ninfas rastejem para fora de suas tocas em busca de alimento, parceiros e para trocar de pele.

A “visita” das cigarras, acontecimento comum da natureza que faz parte biologia dos invertebrados, está prevista para o dia 13 de maio, quando os americanos já estarão curtindo a estação das flores, que começou este mês no país. De acordo com a Dra. Jessica Ware, curadora associada de zoologia de invertebrados do Museu Americano de História Natural de Nova York, a eclosão é inofensiva e sua incubação fornece alimento para pássaros, animais e outros insetos.

“É emocionante pensar no surgimento do Brood X porque a última vez que esses indivíduos estiveram na superfície foi em 2004. E quando você pensa a respeito – muita coisa aconteceu nos últimos 17 anos”, disse a especialista, que ainda brincou dizendo que os dias serão de muito “barulho”, mas não apenas para os estadunidenses.

Eclosão de cigarras periódicas acontece a cada 17 anos nos Estados Unidos. Imagem: Shutterstock
Eclosão de cigarras periódicas acontece a cada 17 anos nos Estados Unidos. Imagem: Shutterstock

“Maio vai ser um mês barulhento, com certeza, para as cigarras”, ironizou, já que a eclosão pode alcançar a parte sul de Nova York, a cidade que “nunca dorme”.

As cigarras periódicas são uma espécie diferente das que estamos acostumados a ver, aquelas anuais que costumam cantar no verão e apenas ao anoitecer. Ainda segundo a especialista, cientistas não têm certeza por que a “raça” desenvolve um ciclo de vida tão longo, que provavelmente evoluiu como um mecanismo de sobrevivência.

Há 17 anos vivendo nas raízes das árvores, o pontapé inicial vem dos machos, que disputam quem canta mais alto e por mais tempo para impressionar as fêmeas.

“É esse tipo de dança; os machos estão mostrando que podem gritar o mais alto e por mais tempo possível, o que significa que eles provavelmente são um bom companheiro. As fêmeas estão ouvindo. Eles estão chamando alto? Eles estão chamando por muito tempo? É tipo de dança acústica complicada que eles estão fazendo”, explicou a Dra. Ware.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Obrigado por comentar! 😉✌

Não Perca!
© Todos Os Direitos Reservados
Por JPCN.Blog