Mais Recentes

latest

Galáxias Antena

Galáxias Antena

5 de abr. de 2022

/ Por JPCN.Blog

As galáxias Antena (também conhecidas como NGC 4038 e 4039) são um par de galáxias espirais em colisão, que apresentam formas muito distorcidas, situadas a cerca de 70 milhões de anos-luz de distância, na constelação do Corvo. Esta imagem combina observações do ALMA, obtidas em duas regiões diferentes de comprimentos de onda durante a fase de testes iniciais do observatório, com observações obtidas pelo Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA.



Enquanto a radiação visível, aqui mostrada em azul, mostra as estrelas recém-nascidas nas galáxias, a imagem do ALMA mostra algo que não pode ser visto nesses comprimentos de onda: As nuvens de gás denso e frio a partir das quais as novas estrelas se formam. As observações do ALMA, aqui mostradas em vermelho, rosa e amarelo, foram obtidas em comprimentos de onda específicos da radiação milimétrica e submilimétrica (bandas 3 e 7 do ALMA), calibradas para detectar moléculas de monóxido de carbono nas nuvens de hidrogênio (que seriam invisíveis de outro modo), onde novas estrelas estão se formando.


Foram encontradas enormes concentrações de gás, não apenas nos corações das duas galáxias, mas também na região caótica onde está acontecendo a colisão. Podemos ver a quantidade total de gás que chega a bilhões de vezes a massa do Sol, um reservatório extremamente rico em material para futuras gerações de estrelas. Observações como estas serão vitais para compreender de que modo é que as colisões de galáxias dão origem ao nascimento de novas estrelas. Este é apenas um exemplo de como o ALMA revela partes do Universo que não podem ser vistas com telescópios de luz visível e infravermelho.


Coordenadas: 

Posição (RA): 12 1 52,55

Posição (Dec): -18° 52' 2,96"


Texto: ALMA (ESO/NAOJ/NRAO) | Adaptação: Marcello Franciolle | Fonte: https://bityli.com/AbkUEy | Crédito da imagem: Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA | Gaia Ciência

Nenhum comentário

Postar um comentário

Obrigado por comentar! 😉✌

Não Perca!
© Todos Os Direitos Reservados
Por JPCN.Blog