Mais Recentes

latest

Curiosidades: O que é um bacteriófago?

O que é um bacteriófago?

22 de set. de 2022

/ Por JPCN.Blog
Alsorsa.News | Conheça o vírus mais mortífero no planeta Terra: O Bacteriófago

Parece algo saído de um pesadelo, não é?

Bem, adivinhe, cada um de vocês tem bilhões deles ... vivendo em seu intestino. Se você os fez todos de tamanho humano ... Bem ... adeus humanidade. Basta pensar que estamos caminhando em porta-aviões para esses horrores de múltiplas pernas.

Todo ser humano acabaria explodindo quando cada um dos bacteriófagos do tamanho de um homem saísse de nossos corpos.

Um bacteriófago é um ser acelular pertencente ao grupo dos vírus, que infecta apenas bactérias. Da mesma forma que vírus que infectam eucariontes, os fagos consistem numa proteína exterior protetora e no material genético dentro da cápsula de 5-650 Kbp. Wikipédia

Conheça o vírus mais mortífero no planeta Terra: O Bacteriófago 

Alsorsa.News | Conheça o vírus mais mortífero no planeta Terra: O Bacteriófago

Você já ouviu falar a respeito do bacteriófago?


Esses pequenos seres são importantes vírus que apresentam como principal característica a capacidade de infectar bactérias.

Esses vírus são um importante grupo e foram descobertos por dois pesquisadores de forma independente: Frederick Twort (1915) e Félix d’Herelle (1917).

O primeiro aspecto que devemos lembrar ao falar de bacteriófago é que ele é um vírus e, por isso, apresenta características típicas desse grupo.

Como se sabe, vírus não possuem célula (acelulares) e não apresentam metabolismo próprio. Ao dizer que esses seres não apresentam metabolismo, estamos falando que não ocorrem reações químicas importantes em seu interior.

Vale destacar que, em virtude da ausência de metabolismo, os bacteriófagos, como qualquer outro vírus, necessitam parasitar uma célula para que sua reprodução ocorra.

Sendo assim, esses organismos também são conhecidos como parasitas intracelulares obrigatórios.

Atenção: Os bacteriófagos não causam doenças em outros seres vivos a não ser em bactérias.

Está a decorrer uma guerra há milhares de milhões (bilhões, no Brasil) de anos. Esta guerra mata trilhões de seres todos os dias. Mas nós nem notamos. O maior assassino chama-se: bacteriófago.

Por outro lado, este assassino poderá ser o nosso maior aliado contra as doenças. Com os antibióticos a gradualmente terem menos influência, o futuro da medicina poderá passar pelos fagos

Cliquem no ícone de legendas e depois em definições, para escolherem a legenda em português.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Obrigado por comentar! 😉✌

Não Perca!
© Todos Os Direitos Reservados
Por JPCN.Blog