Molho para hambúrguer: 7 opções para turbinar o seu sanduíche

Siga nossas dicas e deixe seu hambúrguer gourmet ainda mais saboroso

Por Minha Receita

O molho para hambúrguer é um dos ingredientes que tem o poder de transformar um hambúrguer caseiro simples em um hambúrguer gourmet fenomenal, digno de elogios. Apesar dos molhos clássicos – maionese, ketchup, mostarda – cumprirem bem a sua proposta, os molhos de hambúrguer mais criativos prometem elevar o patamar da sua receita de hambúrguer gourmet e deixar a experiência gastronômica ainda mais especial. Do tradicional molho barbecue ao molho de queijo gorgonzola, passando pelo aioli (molho de alho) e a Dijonnaise, selecionamos 7 ideias de molho para hambúrguer favoritas para você turbinar o seu próximo sanduíche artesanal. 

1. Molho barbecue: um molho para hambúrguer que é sempre sinônimo de sucesso

Além de ser um acompanhamento clássico para a costelinha suína, o molho barbecue é uma excelente opção de molho para hambúrguer. À primeira vista pode parecer algo complicado de fazer, mas a verdade é que ele tem um modo de preparo muito simples. Em menos de 20 minutos você tem um molho de hambúrguer encorpado e com um delicioso toque agridoce. 

Como fazer molho barbecue para hambúrguer: em uma panela, combine os ingredientes (2 xícaras de ketchup, ¼ xícara de vinagre de maçã, ¼ xícara de molho inglês, ¼ xícara de açúcar mascavo, 2 colheres de sopa de melaço, 2 colheres de sopa de mostarda amarela) e tempere com páprica e pimenta-do-reino a gosto. Deixe ferver em fogo médio-alto, reduza o fogo e cozinhe até que o molho fique escuro e espesso (de 10 a 15 minutos). Espere esfriar e coloque uma porção generosa de molho barbecue no seu hambúrguer gourmet. 

2. Molho Dijonnaise: combinação de mostarda Dijon e maionese cria um molho para hambúrguer artesanal delicioso

Junção de mostarda Dijon com maionese, a Dijonnaise é uma boa escolha de molho para hambúrguer gourmet. Ao combinar dois condimentos clássicos, a mistura neutraliza a picância da mostarda Dijon e fica com o sabor suave das especiarias, além de uma doçura discreta. O resultado é um molho equilibrado e agradável ao paladar. 

Como fazer molho Dijonnaise para hambúrguer: misture ½ xícara de maionese com 1 colher de sopa de mostarda Dijon, tempere com um pitada de sal e pimenta-do-reino (não muito, pois a mostarda Dijon já tem a sua própria dose de sal e pimenta), e experimente. Ajuste a quantidade de maionese ou mostarda ao seu gosto. Se quiser, incorpore algumas ervas de sua preferência ao molho. 

3. Molho de queijo gorgonzola: uma receita de molho para hambúrguer com sabores marcantes

O molho de gorgonzola – que já estrelou a nossa receita de hambúrguer Angus – é um ingrediente com um sabor e textura agradáveis, mas que está de longe de passar despercebido. Por isso, na hora de preparar esse tipo de molho para hambúrguer caseiro, é preciso ficar de olho para que todos os itens do seu sanduíche fiquem equilibrados. Um verdadeiro desafio de chef!

Como fazer molho de queijo para hambúrguer: para preparar o molho de gorgonzola, você só precisa cortar 150 gramas de queijo em pedaços pequenos, amassar com um garfo e levar para derreter em fogo médio. Quando tudo estiver bem derretido, adicione ¼ xícara de creme de leite fresco e misture. O molho deverá ficar grosso mas, caso queira uma textura mais lisa, experimente bater a mistura no liquidificador ou processador de alimentos até atingir uma consistência mais cremosa. 

4. Molho de abacate: adicione um toque de frescor e cremosidade ao hambúrguer gourmet

O molho de abacate (ou maionese de abacate) é leve, prático, saboroso e ainda adiciona uma textura cremosa irresistível aos hambúrgueres grelhados. Além de funcionar como molho para sanduiche, experimente servi-lo à parte junto aos acompanhamentos do seu hambúrguer gourmet – como batatas fritas, frango empanado e anéis de cebola. 

Como fazer molho de abacate para hambúrguer: Coloque 3 colheres (sopa) de maionese – caseira ou pronta – em uma tigela e, em seguida, adicione ¼ xícara de abacate maduro descascado amassado, ¼ colher (chá) de suco de limão espremido na hora e uma pitada de sal. Mexa até ficar bem misturado e pronto! Sirva o molho de abacate sobre a carne de hambúrguer. 

5. Molho de tomates frescos: uma aposta certeira e tradicional de molho para hambúrguer

Prefere um molho para hambúrguer tradicional e mais rústico? Então aposte no molho de tomates frescos da receita de hambúrguer que já pintou por aqui. Como ele é um molho versátil e fácil de combinar, você pode até fazer uma quantidade maior para compor outras receitas deliciosas, como massas, almôndegas e recheios de tortas.

Como fazer molho de tomates frescos para hambúrguer: em uma panela pequena, coloque 1 cebola média, 2 dentes de alho, ¼  xícara (chá) de azeite e refogue 500g de tomates italianos maduros cortados em cubos. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto, e cozinhe por 10 minutos ou até os tomates ficarem macios. Sirva em seguida com o hambúrguer gourmet. 

6. Molho de alho (aioli): o seu hambúrguer gourmet com um gostinho de alho irresistível

O aioli é um molho de alho muito utilizado na culinária da Provence, França, e da Catalunha, Espanha, e que está ficando cada vez mais conhecido por aqui. Ele é bastante similar à maionese, mas com uma diferença muito importante: a adição de alho. No hambúrguer gourmet, o aioli combina especialmente com receitas que levam rúcula, muçarela de búfala, tomate, frutos do mar, batatas, entre outros ingredientes. Vá testando e faça suas próprias combinações de sucesso com esse molho versátil e cheio de sabor. 

Como fazer molho de alho para hambúrguer (aioli): com um pilão, misture 3 dentes de alho e sal a gosto até formar uma pasta. Em uma tigela, misture a pasta de alho, 2 gemas grandes, 1 colher (sopa) suco de limão e 1 colher (chá) de mostarda Dijon. Mexendo constantemente com um fuê, comece a adicionar ¾ xícara de óleo de canola e ¼ xícara de azeite de oliva em um fluxo lento e constante até que todo o óleo seja usado e o molho esteja espesso. Use imediatamente no seu hambúrguer caseiro. 

7. Molho especial para hambúrguer: uma opção de molho clássico para incrementar o seu sanduíche gourmet

Provavelmente você já ouviu os termos “molho especial” ou “molho secreto” que as famosas redes de restaurantes anunciam. A boa notícia é que você pode fazer a sua própria receita de molho especial para hambúrguer gourmet, sem muitos mistérios e com poucos ingredientes. 

Como fazer molho especial para hambúrguer: em uma tigela adicione 3 colheres (sopa) de maionese, 2 colheres (sopa) de ketchup, 25 g de picles picados, 1 colher (sopa) de mostarda amarela e 1 colher (sopa) de vinagre de vinho branco. Tempere com páprica doce, cebola e alho em pó a gosto, e misture tudo até ficar homogêneo. Depois de pronto, coloque uma camada generosa de molho no seu hambúrguer e bom apetite! 

Combine seu molho com os Hambúrgueres da linha Seara Gourmet

Gostou das dicas e aprendeu como fazer molho para hambúrguer? Todas as nossas ideias ficam deliciosas com os hambúrgueres da linha Seara Gourmet. São sete opções deliciosas para escolher, incluindo o Gran Angus Burger, feito com carne marmorizada de altíssima qualidade; o Gran Picanha Burger, com 200 g de pura carne bovina; e o Frango Crispy Burger, com uma casquinha temperada e super crocante. Pegue um (ou mais!) deles no freezer do seu supermercado favorito e prepare uma sessão deliciosa de hambúrguer gourmet em casa! 

Fonte: Minha Receita