Mais Recentes

latest

Taxa de desemprego cai para 10,5%, menor patamar dos últimos anos

Taxa de desemprego cai para 10,5%, menor patamar dos últimos anos

1 de jun. de 2022

/ Por JPCN.Blog

 De acordo com o IBGE, o trimestre encerrado em abril bateu o recorde de pessoas empregadas, cerca de 96,5 milhões. Assim, a taxa de desemprego é a mais baixa desde 2015

(Reuters/Amanda Perobelli)

taxa de desemprego recuou 0,7% no trimestre móvel, entre os meses de fevereiro e abril de 2022, em relação ao último resultado e fechou em 10,5%. Ao comparar com a taxa anual, a queda foi ainda mais acentuada (4,3%). Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgada nesta terça (31) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo o IBGE, esta já é a menor taxa para um trimestre encerrado em abril desde o ano de 2015, quando a taxa de desemprego era de 8,1%. Com isso, o número de pessoas ocupadas conquistou o recorde histórico de 96,5 milhões, a maior desde o início da série histórica, iniciada em 2012. 

O número atual revela que o país ainda tem uma estimativa de 11,3 milhões de brasileiros desocupados. Apesar do número ser alto, ele indica uma queda de 25,3%. 

A coordenadora da pesquisa, Adriana Beringuy, destaca que a queda na taxa de desemprego já é uma realidade desde o trimestre encerrado em julho de 2021. O aumento de empregos foi observado nos setores de transporte, armazenagem e correio, administração pública, defesa, seguridade social, educação, saúde humana e serviços sociais.

“O grupo administração pública, defesa, seguridade social, educação, saúde humana e serviços sociais foi impulsionado pelo crescimento em educação, que inclui tanto a rede pública como a privada. Em outros serviços, destaca-se o aumento nos serviços de embelezamento, como cabeleireiros, manicure e esteticista”, relata a coordenadora em nota. 

O nível da ocupação, que representa o percentual de pessoas ocupadas na população em idade de trabalhar, foi estimado em 55,8%, uma alta de 0,5 ponto percentual na comparação trimestral e de 4,8 pontos percentuais ante igual trimestre do ano anterior.

Enquanto que a força de trabalho, que soma as pessoas ocupadas e as desocupadas, foi estimada em 107,9 milhões de pessoas, um aumento de 0,4% em comparação ao trimestre encerrado em janeiro e de 5,1% frente ao mesmo trimestre de 2021. Este é o maior contingente de pessoas na força de trabalho da série.


Taxa de desemprego: Empregos na carteira de trabalho avança e informa fica estável

Divulgação 

Pnad Contínua mostra um aumento no número de empregados com carteira de trabalho assinada no setor privado, chegando a 35,2 milhões de pessoas. Na comparação trimestral o aumento foi de 2% e na anual houve crescimento de 11,6% no emprego formal.

Os setores que mais empregaram no período foram o comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas e informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas.

Contudo, os empregados no setor público ficaram estáveis em 11,5 milhões de pessoas.

Os setores de ocupação informal se mantiveram estáveis na comparação trimestral. Com isso, a taxa de informalidade caiu 0,3 ponto percentual no trimestre anterior, para 40,1% da população ocupada, totalizando 38,7 milhões de pessoas.

Já na comparação anual, houve aumento de 20,8% no número de empregados sem carteira assinada no setor privado, chegando ao recorde histórico de 12,5 milhões de pessoas. Os trabalhadores por conta própria subiram 7,2% no ano, chegando a 25,5 milhões de pessoas.

A subutilização caiu 1,4 ponto percentual no trimestre e ficou em 22,5%, somando 26,1 milhões de pessoas. A população subocupada por insuficiência de horas trabalhadas caiu para 6,6 milhões de pessoas, uma redução de 5,3% em relação ao trimestre anterior.

A população desalentada também caiu, ficando em 4,5 milhões de pessoas, uma redução de 6,4% em relação ao trimestre anterior e de 24,6% na comparação anual.

*com informações da Agência Brasil e IBGE 

Nenhum comentário

Postar um comentário

Obrigado por comentar! 😉✌

Não Perca!
© Todos Os Direitos Reservados
Por JPCN.Blog