Mais Recentes

latest

Anúncio do Bradesco preocupa clientes e mercado financeiro

Alsorsa.News | Anúncio do Bradesco preocupa clientes e mercado financeiro

19 de fev. de 2023

/ Por JPCN.Blog

Decisão executiva do banco tem como objetivo reduzir os impactos do atraso em tomar uma medida importante.

Alsorsa.News | Anúncio do Bradesco preocupa clientes e mercado financeiro


O Bradesco anunciou que uma falha do próprio banco, a disponibilização de mais empréstimos do que deveria, o levou a uma situação complicada. A instituição financeira registrou queda de 76% no lucro recorrente de outubro a dezembro de 2022 na comparação com o mesmo período do ano anterior.


“Devíamos ter restringido mais cedo nossa política de crédito”, disse Octávio de Lazari, presidente-executivo do Bradesco. Segundo ele, a liberação excessiva de empréstimos durante a pandemia, quando a Selic estava em 2% ao ano, resultou no aumento da inadimplência.


No terceiro trimestre do ano passado, o banco teve aumento de 0,4 ponto percentual no índice de inadimplência para empréstimos acima de 90 dias frente a igual período de 2021. Também houve piora nas dívidas vencidas entre 15 a 90 dias.


Mudança de prioridade

Segundo Lazari, o Bradesco já está adotando medidas para reverter a situação, como ser mais seletivo em relação ao crédito. Em 2023, o banco vai priorizar operações com garantias e clientes com perfil de menor risco.


O executivo admite que as finanças da instituição podem ser afetadas pela posição mais conservadora, mas afirmou que é possível equilibrar o crescimento entre variáveis como as carteiras do banco, com taxas mais elevadas e menos concessões de cartão de crédito. O objetivo principal é reduzir o nível de inadimplência, o que só deve ocorrer no terceiro trimestre de 2023.


O presidente-executivo acredita que o Bradesco deve recuperar retorno sobre o patrimônio de cerca de 18% até o final de 2024. Os analistas, por outro lado, estão menos otimistas.


“A margem financeira líquida e as altas despesas com provisões provavelmente manterão os ROEs abaixo do custo de capital em 2023 e 2024”, declarou o Itaú BBA, prevendo que o banco não deve alcançar resultados melhores nos próximos dois anos.


*Repórter Beto Ribeiro 

Nenhum comentário

Postar um comentário

Obrigado por comentar! 😉✌

Não Perca!
© Todos Os Direitos Reservados
Por JPCN.Blog