Mais Recentes

latest

Credit Suisse: Banco de investimento global em perigo tem funcionário ligado ao PCC no comitê de risco

Alsorsa.News | Credit Suisse: Banco de investimento global em perigo tem funcionário ligado ao PCC no comitê de risco

17 de mar. de 2023

/ Por JPCN.Blog

O membro do conselho do Credit Suisse, Shan Li, é membro de um grupo ligado ao Partido Comunista Chinês que faz parte da campanha de influência global da China


Uma das maiores instituições financeiras do mundo à beira de uma crise total tem um indivíduo ligado ao Partido Comunista Chinês em sua equipe de gerenciamento de risco.


Na quarta-feira, o valor do banco suíço Credit Suisse despencou quase 30%, forçando as negociações a serem interrompidas abruptamente ao meio-dia, depois de reconhecer em seu relatório anual que tinha "fraqueza material" e seu maior investidor, um banco estatal saudita, disse que não poderia t fornecer assistência adicional, citando uma "questão regulatória". 


Então, na quinta-feira, o Credit Suisse disse que pretendia tomar emprestados impressionantes US$ 54 bilhões do Banco Nacional Suíço como uma tábua de salvação sem precedentes para aumentar sua liquidez.


“Essas medidas demonstram uma ação decisiva para fortalecer o Credit Suisse enquanto continuamos nossa transformação estratégica para agregar valor aos nossos clientes e outras partes interessadas”, disse o CEO Ulrich Koerner em comunicado. "Minha equipe e eu estamos decididos a avançar rapidamente para oferecer um banco mais simples e focado nas necessidades do cliente."

O escritório da empresa do Credit Suisse é fotografado em Cingapura na quinta-feira. (Nicky Loh/Bloomberg Getty Images)


De acordo com seu site, porém, Shan Li, um indivíduo com amplos laços com o Partido Comunista Chinês (PCC), é membro do conselho do banco com cargos importantes em sua equipe de gerenciamento de risco, conselho consultivo da Ásia e comitê de compensação desde 2019.


O site do Credit Suisse também se orgulha da ampla experiência de Li com empresas afiliadas ao governo chinês . Por exemplo, ele é membro do conselho da Silk Road Finance Corporation, que visa promulgar a campanha de influência da Iniciativa do Cinturão e Rota do governo chinês, e anteriormente ocupou cargos de alto escalão no Banco de Desenvolvimento da China e no Banco da China, ambos estatais -controlado.


A página de perfil de Li também mostra que ele é membro do Comitê Nacional da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês (CCPPC), uma peça-chave no aparato de campanha de influência da "Frente Unida" do PCC. De acordo com um relatório do governo dos EUA publicado em 2018, o CCPPC é um “órgão crítico de coordenação” que reúne representantes de grupos de interesse chineses e é liderado pelo Comitê Permanente do Politburo do PCC.


"O CCPPC, um comitê consultivo 'sob a liderança do [PCC]', é a entidade de mais alto escalão que supervisiona o sistema da Frente Unida", afirmou o relatório elaborado pela Comissão de Revisão Econômica e de Segurança Estados Unidos-China, uma órgão federal independente.


“A estratégia da Frente Unida usa uma variedade de métodos para influenciar as comunidades chinesas no exterior, governos estrangeiros e outros atores a tomar ações ou adotar posições de apoio às políticas preferidas de Pequim”, acrescentou o relatório. “Várias entidades oficiais e quase oficiais conduzem atividades no exterior guiadas ou financiadas pela Frente Unida, incluindo o governo chinês e organizações militares”.

Christine Lagarde, presidente do Banco Central Europeu (BCE), fala a repórteres em Frankfurt, na Alemanha, na quinta-feira. O BCE assegurou aos consumidores anteriormente que o "setor bancário da área do euro é resiliente, com fortes posições de capital e liquidez". (Alex Kraus/Bloomberg via Getty Images)


A CCPPC também demonstrou capacidade de se infiltrar em outras instituições que impactam a economia dos Estados Unidos . O CEO de uma grande empresa de tecnologia chinesa que firmou um acordo de alto nível para ajudar a Ford Motor Company na produção de baterias para seus veículos elétricos no mês passado também é membro do CCPPC, informou a Fox News Digital na época.


Enquanto isso, a quase falência do Credit Suisse, que se seguiu ao colapso do Banco do Vale do Silício, com sede na Califórnia , provocou temores de uma crise bancária global e pôs em questão a segurança do sistema bancário global. A União Européia tentou amenizar as preocupações afirmando que o setor bancário permaneceu "resiliente", mas a Bloomberg informou que o governo dos EUA monitora de perto a situação. 


O Financial Stability Board, órgão internacional que monitora os sistemas financeiros globais, lista o Credit Suisse entre as 30 instituições "sistematicamente importantes". 


Mas nos últimos anos, o Credit Suisse sofreu vários escândalos e prometeu reformular suas operações de gerenciamento de risco. Em junho de 2022, o banco anunciou que seguiria em frente com as grandes reformas, pois também enfrentava os custos de litígio associados ao colapso da ex-empresa Archegos Capital Management, com sede em Nova York, informou a CNBC.


Agora, o Credit Suisse está enfrentando uma ação legal de acionistas americanos que alegam que o banco suíço não divulgou seus problemas financeiros e violou as leis de valores mobiliários.


Ações coletivas foram  movidas contra o Credit Suisse  em tribunal federal, alegando que o banco fez declarações falsas ou enganosas sobre suas finanças e não divulgou adequadamente que sofreu um aumento "significativo" nas saídas de clientes no final de 2022. o processo inclui essas reclamações, mais uma reclamação relacionada a fraquezas materiais nos controles financeiros internos do Credit Suisse. 


O Credit Suisse não respondeu ao pedido de comentário da Fox News Digital.


*Fox News 

Nenhum comentário

Postar um comentário

Obrigado por comentar! 😉✌

Não Perca!
© Todos Os Direitos Reservados
Por JPCN.Blog