Mais Recentes

latest

PIB: Brasil fica em 35º lugar entre 53 países

Alsorsa.News | PIB: Brasil fica em 35º lugar entre 53 países

6 de mar. de 2023

/ Por JPCN.Blog

País ficou abaixo da Colômbia e superou a economia peruana

Alsorsa.News | PIB: Brasil fica em 35º lugar entre 53 países
PIB: Brasil fica em 35º lugar entre 53 países. – Foto: Erasmo Altimeri/Flickr

O crescimento do PIB brasileiro em 2022 superou com folga as expectativas que se formaram no início do ano passado, mas não cumpriu a promessa do governo Jair Bolsonaro, especialmente do então ministro Paulo Guedes, de ser a economia que mais cresce no mundo – muito longe disso.


Em uma lista de 54 que já divulgaram seu resultado do ano passado, a alta de 2,9% do PIB brasileiro ficou na metade de baixo da lista, na 35ª colocação.


Entre as grande economias globais, o crescimento brasileiro foi inferior a alguns países como:


● Arábia Saudita (8,7%);

● Turquia (5,6%);

● Espanha (5,5%);

● Indonésia, (5,4%);

● Holanda (4,5%);

● Reino Unido (4%);

● Itália (3,7%);

● Canadá (3,4%);

● México (3,1%).

Na América Latina, além do México, o Brasil ficou abaixo da Colômbia (alta de 7,5%) e superou a economia peruana, que teve expansão de 2,7%.


PIB brasileiro é igual ao projetado pelo FMI 

Em setembro do ano passado, Guedes disse que o Brasil estava “voando”. Na época, o então ministro da Economia afirmou que o Brasil poderia crescer mais que a China, o que não se concretizou.


O desempenho do Brasil em 2022 foi exatamente igual ao projetado em janeiro pelo FMI (Fundo Monetário Internacional) para a média do crescimento global: 2,9%. Na lista de 54 países que já divulgaram seus resultados, a média foi superior, de 3,9%.


Na parte de cima da tabela, o melhor resultado no ano passado foi da Irlanda, com alta de 12,2%, seguida por Malásia e Arábia Saudita (8,7% para ambas).


No fim do ranking ficou Hong Kong, com retração de 3,5%, ainda sofrendo com as restrições contra a covid-19. Na sequência veio a Rússia, que teve contração de 2,1% pelos efeitos da guerra contra a Ucrânia. A Estônia foi o outro país que teve recessão em 2022, com queda de 1,3%.


*Inteligência Financeira

Nenhum comentário

Postar um comentário

Obrigado por comentar! 😉✌

Não Perca!
© Todos Os Direitos Reservados
Por JPCN.Blog