TikTok: Especialistas alertam sobre os riscos para a saúde mental no uso da plataforma

 


Photo por MART PRODUCTION via Pexels.com


Os especialistas estão emitindo um alerta sobre os possíveis riscos à saúde mental dos usuários do TikTok devido a alguns conteúdos presentes nos vídeos da plataforma e sua possível influência sobre a geração Z. A psicóloga Jean Twenge comentou sobre o algoritmo da rede social em uma entrevista à CNN:


EXISTEM VÍDEOS PRÓ-ANOREXIA, EXISTEM VÍDEOS INSTRUINDO AS PESSOAS A SE CORTAREM. O QUE O ALGORITMO ESTÁ TENTANDO FAZER É LEVAR AS PESSOAS A USAR O APLICATIVO POR MAIS TEMPO, PORQUE É ASSIM QUE A EMPRESA GANHA MAIS DINHEIRO.


De acordo com especialistas, o uso excessivo de redes sociais, incluindo o TikTok, pode causar problemas de saúde mental, especialmente entre adolescentes. A psicóloga Jean Twenge afirma que a taxa de depressão entre adolescentes aumentou significativamente entre 2004 e 2019, com uma maior incidência após 2012. Esses dados sugerem que o crescimento das redes sociais pode ter um impacto negativo na saúde mental dessas pessoas.


Apesar dos alertas dos especialistas sobre os possíveis riscos à saúde mental dos usuários, a plataforma TikTok anunciou recentemente a implementação de um novo método de detecção de conteúdo sensível. Além disso, profissionais da saúde também estão alertando para os desafios virais presentes na plataforma, que podem causar problemas graves à saúde dos usuários.


Uma dentista, por exemplo, já fez um alerta sobre o desafio viral que surge na plataforma e pode causar problemas graves à saúde dos usuários.


De acordo com a empresa analítica Sensor Tower, os usuários do TikTok passam uma hora e meia por dia assistindo aos vídeos na plataforma. Estudantes como Emerald Goldbaum, do segundo ano da universidade de Buffalo, relatam dificuldades em sair desse ciclo de assistir um vídeo e sentir a necessidade de ver mais.


O TikTok, por sua vez, afirma estar comprometido em proporcionar uma experiência segura e saudável para seus usuários e tem trabalhado para implementar recursos para ajudar a controlar o tempo de uso e a exposição a conteúdos potencialmente prejudiciais.


UM DE NOSSOS COMPROMISSOS MAIS IMPORTANTES É APOIAR A SEGURANÇA E O BEM-ESTAR DOS ADOLESCENTES, E RECONHECEMOS QUE ESSE TRABALHO NUNCA TERMINA. CONTINUAMOS A NOS CONCENTRAR EM PROTEÇÕES DE SEGURANÇA ROBUSTAS PARA NOSSA COMUNIDADE, AO MESMO TEMPO EM QUE CAPACITAMOS OS PAIS COM CONTROLES ADICIONAIS PARA A CONTA DE SEUS FILHOS ADOLESCENTES POR MEIO DO EMPARELHAMENTO FAMILIAR DO TIKTOK


*UltraCombo