JPCN Blog
Live
wb_sunny

Breaking News

Encontrado um planeta raro totalmente coberto por um oceano

Encontrado um planeta raro totalmente coberto por um oceano

Cientistas descobriram recentemente o TOI-733b, um raro exoplaneta com aproximadamente o dobro do tamanho da Terra e aparentemente coberto por um oceano.


Localizado a 245 anos-luz de distância, foi identificado usando o Satélite de Levantamento de Exoplanetas em Trânsito (TESS) da NASA.


O TOI-733b orbita uma estrela um pouco menor que o nosso Sol, com um período de 4,9 dias, e suas características únicas podem conter informações vitais sobre a formação de planetas no universo.

Imagem ilustrativa: Mistérios do Mundo


Os pesquisadores estão particularmente intrigados com o tamanho do planeta. Há uma lacuna notável no número de exoplanetas que se situam entre a categoria super-Terra (até 1,5 raios terrestres) e mini-Netunos (mais de dois raios terrestres), denominada “vale do raio”.


A NASA teoriza que esses planetas podem ser os núcleos de mundos semelhantes a Netuno. Alguns exoplanetas podem perder suas atmosferas devido à proximidade das estrelas, transformando-se em núcleos menores e despolidos no lado inferior do vale do raio, ou “planetas rochosos”. Alternativamente, o fenômeno pode ser causado por processos internos impulsionados pelo calor do núcleo do exoplaneta.


O TOI-733b, que está dentro do vale do raio, é crucial para entender esse mistério. A pesquisa, liderada por Iskra Georgieva, da Universidade de Tecnologia de Chalmers, na Suécia, foi aceita para publicação na Astronomy & Astrophysics e também está disponível no servidor de pré-publicação arXiv.

Imagem ilustrativa: Mistérios do Mundo


Medições de densidade sugerem que o TOI-733b pode ter perdido sua atmosfera ou ser inteiramente coberto por água. Alguns pontos de dados indicam que a atmosfera do planeta está se esgotando lentamente, possivelmente devido ao calor da estrela em órbita. Se for verdade, o TOI-733b pode eventualmente se tornar um planeta rochoso. Como alternativa, o planeta pode ter perdido seu hidrogênio e hélio, mantendo uma atmosfera de vapor de água ou elementos mais pesados.


Os pesquisadores enfatizam que determinar se o TOI-733b possui uma atmosfera secundária ou é um planeta oceânico é essencial para aprofundar nossa compreensão dos exoplanetas. A descoberta do TOI-733b é considerada significativa no campo da astronomia, pois pode ser uma peça pequena, mas vital, do quebra-cabeça na ciência dos exoplanetas.


O artigo conclui otimista, afirmando que, com o aumento da sofisticação das análises teóricas e o potencial de estudos de acompanhamento de alta precisão usando instalações atuais e futuras, estamos no caminho certo para responder a perguntas importantes relacionadas à formação e evolução dos planetas.


*Mistérios do Mundo

Tags

Newsletter

Não perca nenhuma novidade; acesse agora, e receba as notícias em primeira mão.

Postar um comentário

Obrigado por comentar! 😉✌