Mais Recentes

latest

6 razões pelas quais você não deve usar extensões de navegador desconhecidas

3 de jun. de 2023

/ Por JPCN.Blog

O uso de extensões de navegador desconhecidas pode causar grandes problemas, mas por que isso acontece? Aqui, examinamos seis razões pelas quais você deve evitá-los.

As extensões podem ajudá-lo a transformar um navegador simples em uma potência de produtividade e eficiência. No entanto, é importante estar ciente de quais complementos estamos adicionando ao nosso navegador, pois a maioria de nós não pensa duas vezes antes de adicionar extensões da página oficial da loja do seu navegador.


Mas algumas extensões não estão disponíveis nessas lojas e exigem que você as baixe diretamente. A má notícia é que essas páginas de extensão geralmente não são tão bem mantidas ou moderadas quanto a Play Store ou a App Store. Portanto, hoje veremos como o download dessas extensões desconhecidas o coloca em risco.


1. Exposição a riscos de segurança

Alsorsa.News

O maior risco de usar extensões desconhecidas é que elas podem ser altamente inseguras ou até mesmo maliciosas. Um bom número dessas extensões desconhecidas pode expor você a riscos de segurança, como malware, ataques de phishing e roubo de identidade. Você nunca sabe como uma extensão desconhecida foi desenvolvida e quantas responsabilidades ela pode ter em sua base de código.


Algumas dessas extensões também podem vir com anúncios que podem redirecioná-lo para sites maliciosos e pop-ups. Além disso, muitas extensões vazaram dados do usuário no passado . Esses complementos nem eram relativamente desconhecidos, então você só pode adivinhar o que está acontecendo nos bastidores com essas extensões aleatórias.


2. Eles podem tornar seu navegador mais lento

Alsorsa.NewsUnsplash https://unsplash.com/pt-br/fotografias/1K9T5YiZ2WU


As extensões geralmente ajudam a acelerar o fluxo de trabalho. No entanto, o uso de extensões desconhecidas geralmente pode ter o efeito oposto. A maioria dessas extensões desconhecidas não são otimizadas para desempenho. Eles geralmente são desenvolvidos por empresas terceirizadas e, como não são projetados para serem totalmente compatíveis com todos os navegadores, as quedas de desempenho são um problema comum.


Esses problemas surgem devido a vazamentos de memória e uso de recursos extras. Essas duas coisas afetam significativamente o desempenho do seu navegador. Um navegador lento também leva a uma experiência de PC lenta em geral. Se o seu navegador estiver consumindo muita memória, seu PC pode ficar lento.


Então, se o seu navegador ficar lento de repente e você instalou recentemente uma extensão desconhecida, então você tem o culpado. Embora existam maneiras de acelerar sua navegação , se você tiver extensões não otimizadas, sua experiência será inferior.


3. Preocupações com a privacidade

Alsorsa.NewsCâmeras/Reprodução 


Muitas dessas extensões desconhecidas são gratuitas, mas há um problema. Há um bom ditado na indústria de tecnologia que diz que se algo é gratuito, você é o produto. Como essas extensões são gratuitas, a maioria delas encontrará maneiras maliciosas de ganhar dinheiro.


O método mais comum de fazer isso envolve coletar seus dados e vendê-los aos anunciantes. As extensões geralmente fazem isso rastreando suas atividades online, como histórico de navegação, consultas de pesquisa e dados do site. Essas empresas desconhecidas aleatórias podem então vender esses dados a anunciantes para publicidade direcionada . Vender esses dados também pode levar a problemas ainda mais graves, como roubo de identidade.


Outra coisa importante a observar é que, quando você instala uma extensão, está concedendo permissões aleatórias sem saber. Com eles, as extensões podem acessar sua atividade, arquivos ou até mesmo sua câmera. Vá para o menu de configurações de extensão do seu navegador, encontre a extensão em questão e considere o que você está transferindo para uma empresa aleatória.


4. Falta de Suporte

Alsorsa.News
Pessoas com máscara/Reprodução 


A maioria dos navegadores é atualizada com frequência e, com essas atualizações, vêm patches e pequenas modificações que alteram a funcionalidade geral. Na maioria das vezes, as extensões precisam ser atualizadas de acordo com essas alterações para evitar problemas. Se eles não forem atualizados automaticamente, você encontrará travamentos aleatórios, instabilidade do navegador e lentidão.


Você também descobrirá que a maioria dessas extensões não possui suporte ao cliente. Como muitas dessas extensões são gratuitas, muitas empresas não se importam com os problemas que você pode encontrar ao usá-las. É por isso que você deve sempre verificar o log de atualização dessas extensões para garantir que sejam atualizadas oportunamente.


5. Problemas de compatibilidade

Alsorsa.News

De acordo com Statista , quase 65% das pessoas usam o Google Chrome como seu navegador preferido. Como tal, a maioria das extensões geralmente é feita primeiro para o Chrome e depois portada para outros navegadores. No entanto, a compatibilidade não é um problema importante, pois a maioria das extensões populares são compatíveis entre si e podem ser executadas em outros navegadores sem problemas.


Por outro lado, uma extensão com baixa compatibilidade com o navegador pode levar a uma experiência geral horrível. Por causa dos problemas de desempenho que discutimos acima, se uma extensão for portada preguiçosamente para outro navegador, é uma receita para o desastre.


A incoerência também é um grande problema. Uma extensão pode funcionar bem no Chrome, mas causar problemas se você tentar usá-la no Firefox ou no Edge. Para aqueles de vocês que trabalham com vários navegadores , isso pode ser um grande problema quando você está tentando alternar entre eles sem problemas.


6. Nenhuma avaliação ou reputação

Como qualquer outra coisa, é sempre importante ler as avaliações antes de baixar ou comprar qualquer software. É normal ler resenhas quando você compra itens físicos, mas as pessoas tendem a ignorar isso para downloads digitais. Isto é especialmente verdadeiro para freeware. Como leva apenas um ou dois minutos para baixar uma extensão, é possível que você ignore as avaliações.


Claro, isso pode levar você a encontrar todos os problemas que encontramos acima. Uma boa regra é baixar apenas extensões com quatro estrelas ou mais. Se você realmente precisar fazer o download de um e ele tiver apenas três estrelas, leia as análises e veja se os problemas relatados pelas pessoas são sérios.


Atenha-se a extensões testadas e confiáveis

Se você tem o hábito de baixar e usar extensões desconhecidas, é altamente recomendável fazer o contrário. Além dos riscos de segurança e efeitos no desempenho, é uma prática ruim baixar software relativamente desconhecido em geral. Para proteger sua privacidade e segurança do sistema, é melhor se ater aos populares complementos de navegador.


Também não há necessidade real de baixar essas extensões aleatórias de qualquer maneira. Não importa o quão nicho seja seu caso de uso, você sempre encontrará uma extensão boa e confiável que pode ajudá-lo. Uma rápida pesquisa no Google ou Reddit provavelmente terá sua resposta. Existem várias maneiras de garantir que suas extensões sejam seguras, então certifique-se de aproveitá-las.

*Make Use Of

Nenhum comentário

Postar um comentário

Obrigado por comentar! 😉✌

Não Perca!
© Todos Os Direitos Reservados
Por JPCN.Blog