Mais Recentes

latest

O papel da mídia social no marketing multicanal

O papel da mídia social no marketing multicanal

19 de jun. de 2023

/ Por JPCN.Blog

O consumidor de hoje tem à sua disposição uma quantidade sem precedentes de conteúdo gerado pelo usuário relacionado à marca. Até certo ponto, o vendedor não está mais no controle.


Todos nós já vimos Mad Men , certo? O antigo modelo de marketing era baseado na publicidade. Corporações e publicitários sentaram-se ao redor de uma mesa de conferência na Madison Avenue, fumando um cigarro atrás do outro e bebendo uísque, decidindo como dizer ao consumidor o que ele precisa comprar.

Alsorsa.News

Já estamos em 2023 e o modelo de marketing típico não depende de anúncios. Hoje, o consumidor diz ao vendedor o que quer comprar, como quer comprar e o que espera do produto ou serviço. E se eles ficarem desapontados, é melhor você acreditar que eles vão contar a todos sobre isso.


O marketing multicanal nos dias da Madison Avenue era assim:

🖨 Imprimir

📻 Rádio

📺 Televisão


Hoje, o marketing multicanal é assim:

🔗 Sites

🔎 Blogues

📮Boletins informativos

📧 E-mail

📢 Conteúdo patrocinado

🗞 Jornalismo de marca

🎬 Vídeo

🎙Áudio

📥 Páginas de destino

💻 Conteúdo Visual

Com tantos canais, a conexão entre inbound marketing e marketing multicanal é fundamental para as vendas. Os vendedores devem ter conteúdo valioso e relevante, onde, quando e como os consumidores, clientes potenciais e clientes o procuram.


Mídia social: a base do marketing multicanal

75% dos adultos online usam mídias sociais regularmente. Desses 75%, o número é dividido em 50/50 entre pessoas que usam 1+ redes de mídia social e pessoas que usam 4+ redes de mídia social.


Mídia social” não é um canal. A mídia social é uma plataforma para compartilhar e discutir o conteúdo que você publicou em seus canais de marketing selecionados. Lembre-se: 75% dos adultos online usam 1+ redes de mídia social. Esses consumidores também gastam uma média de 3 do total de 6 horas online navegando nessas redes, compartilhando e discutindo .


Vale a pena repetir: os vendedores devem ter conteúdo valioso e relevante, onde, quando e como os consumidores o procuram. Eles estão procurando nas redes sociais. Seu objetivo nas redes de mídia social é ser visível e ativo na discussão que está ocorrendo sobre sua marca, setor ou nicho. A melhor maneira de contribuir e, eventualmente, liderar essas discussões é publicar conteúdo em alguns dos muitos canais de marketing cuidadosamente selecionados disponíveis para você e se envolver e se conectar com seus consumidores que também estão compartilhando conteúdo.


A mídia social é uma ferramenta de construção de relacionamento, não uma estratégia de vendas. A mídia social é uma parte crítica de sua estratégia geral de marketing e negócios. Portanto, para que um gerente ou agência de mídia social seja bem-sucedido, existem algumas etapas importantes que você precisa seguir e trazer para a mesa, como estabelecer a identidade da sua marca e fazer uma extensa pesquisa de público.


Como escolher os canais certos para o seu negócio

Com os consumidores ativos em tantos canais digitais, as empresas têm várias maneiras de alcançá-los. Escolher todos eles geralmente é irracional e impraticável, para o seu tempo e orçamento. Quando os vendedores adotam uma abordagem dispersa e ad hoc para gerenciar as comunicações multicanal, eles correm o risco de:


■ Apresentar uma mensagem de marca inconsistente que, em última análise, confunde e inevitavelmente não consegue se conectar com as pessoas.

■ Espalhar recursos muito finos concentrando-se em canais onde seu mercado não está.

■ Concentre-se apenas em criar o máximo de conteúdo o mais rápido possível, em vez de promover ou criar diálogos sobre o conteúdo.

Aqui estão algumas coisas básicas sobre o que fazer e o que não fazer para escolher os canais de marketing e comunicação certos para o seu negócio:


Siga seu cliente. A mensagem da sua marca é personalizada para o seu público, então sua estratégia de comunicação e marketing também deve ser. Encontre-os onde eles estão: quais redes de mídia social eles usam? Eles compartilham? O que eles compartilham? Postagens no blog? Vídeos? Infográficos? Produtos? Eles compram na Amazon? Eles deixam comentários?


Faça sua pesquisa. Se você ainda não fez isso, conheça sua demografia como a palma da sua mão. Para quem você está vendendo atualmente? Quantos anos eles tem? Para quem seus concorrentes estão vendendo? Por que eles compram? Com o que eles se importam? O que eles estão falando sobre o seu setor nas redes sociais? Encontre estudos online. Procure tendências de #hashtag. Despeje os dados do seu site e descubra quais termos de pesquisa eles estão usando para encontrar você. Você nunca pode saber muito sobre o seu público.


Não copie seus concorrentes. Sua pesquisa competitiva deve complementar sua estratégia geral de marketing, não se tornar sua estratégia de marketing. Com essa mentalidade, você sempre estará um passo atrás da concorrência. Você ouviu falar que seu concorrente tem um programa de marketing por e-mail bem-sucedido. Ótimo! Escolher adicionar marketing por e-mail à sua estratégia de marketing é uma excelente ideia. Não crie um endereço de e-mail falso para entrar na lista de e-mail deles e, em seguida, use a mensagem, o conteúdo e o estilo deles para o seu próximo boletim informativo. Mantenha-se consistente com sua própria marca e concentre-se no que o torna diferente de seus concorrentes. Procure oportunidades em canais que ressoam com seu público que eles não estão aproveitando. Faça-os seus próprios.


Definir referências para o sucesso

Não se prenda a métricas de vaidade: “curtidas”, seguidores, visualizações de página, registros, downloads. Em vez disso, concentre-se em comentários, compartilhamentos, cliques em seu CTA, retenção e conversões de tráfego para leads. Essas são métricas acionáveis . Métricas acionáveis ​​mostram intenção e engajamento em nome de seu público. Essas métricas também são indicadores-chave de que você está usando os canais corretos e de que sua mensagem está correta e ressoando com as pessoas com as quais você está tentando se envolver.


O aspecto mais crítico de qualquer campanha de marketing é ter uma história de marca clara e concisa e uma hierarquia de mensagem coesa.


Se você não está vendo os resultados que espera, considere revisitar a demografia e a história da sua marca. Você está interagindo ativamente com seu público nos canais escolhidos, não apenas divulgando conteúdo? É mesmo o público certo? A mensagem certa? Simplesmente publicar conteúdo em uma rede de mídia social e esperar que as pessoas o vejam não é uma estratégia de marketing. Como vendedor, você precisa se comunicar e construir relacionamentos com outras pessoas. É para isso que servem as redes sociais: socializar.


Se você está recebendo cliques, mas vendo as taxas de rejeição aumentarem em suas páginas, este é um indicador claro de que seu público não viu o conteúdo que esperava ver em termos de mensagem ou design. Seu site está otimizado para celular? Se não, você não tem um site.


Se você está recebendo muito tráfego em seu blog, mas eles não estão convertendo em vendas ou leads, é hora de considerar ter uma visão profissional do design da web e repensar seus CTAs nas páginas do blog. Eles são claros? Visível? Sedutor? Acompanhe a jornada de um usuário pelo seu site. Onde você os está perdendo?


Considere contratar um consultor de relações públicas se você continuar lutando com engajamento e tração. Profissionais de relações públicas prosperam em ambientes que colocam duas regras acima de tudo: ser útil e ser interessante. Não fica mais autêntico do que isso. Esses profissionais trabalham duro para envolver seu público de maneira autêntica e ganhar sua confiança. Eles são mestres em encontrar a história e espalhar a palavra. A mídia social e o PR se encaixam perfeitamente.


RP: a disciplina de comunicação que trata de mostrar, não vender; influenciar, não promover; e ganhar, não comprar”, escreve Adam Snyder na AdWeek . “Os profissionais de relações públicas estão envolvidos em mídias sociais puras desde antes de o termo ser cunhado e deveriam, naturalmente, liderar esforços sociais.


A mídia social desempenha um papel crítico no suporte ao marketing multicanal geral da sua empresa, mas não deve ser a base de toda a sua estratégia. Explore canais e oportunidades, experimente suas mensagens e entenda para quem você está vendendo. Depois de ter uma compreensão mais profunda de seus objetivos e público, a mídia social se tornará uma ferramenta inestimável para construir relacionamentos com os consumidores no mercado atual.


Para obter mais ideias e conselhos sobre como elevar sua estratégia de marketing, visite Marketing Digital em nosso site ou Facebook .


*Social Styles

Nenhum comentário

Postar um comentário

Obrigado por comentar! 😉✌

Atualizações

Comentários

disqus/facebook/blogger
Não Perca!
© Todos Os Direitos Reservados
Por JPCN.Blog