Mais Recentes

latest

Domínio dos satélites de internet por Elon Musk preocupa líderes mundiais

Domínio dos satélites de internet por Elon Musk preocupa líderes mundiais

9 de ago. de 2023

/ Por JPCN.Blog

A Starlink domina mundialmente a internet via satélite e a preocupação é que Elon Musk pode controlar quem acessa a rede

Alsorsa.News
Imagem: Albert89/Shutterstock

O líder das Forças Armadas da Ucrânia, o general Valeriy Zaluzhnyi, comunicou às autoridades americanas sua preocupação no fato da Starlink dominar a internet via satélite atualmente e os poderes adquiridos por Elon Musk por causa disso.


O projeto da SpaceX conta atualmente com 4.500 satélites em órbita baixa, mais da metade de todos os satélites ativos. O objetivo é que a rede cresça ainda mais, com esse número podendo chegar até 42 mil.


O potencial da Starlink pôde ser observado durante a Guerra russo-ucraniana depois que a Rússia invadiu o país vizinho. A Ucrânia ficou com sua infraestrutura danificada e os sistemas geoestacionários congestionados, fazendo com que a rede de satélites em órbita baixa na Terra se tornasse essencial para sua comunicação militar.


No entanto, mesmo com essa importância, de acordo com recente relatório publicado pelo The New York Times, Valerly Zaluzhnyi se mostrou incomodado com a Starlink. Ele levou até o presidente do Estado-Maior Conjunto dos EUA a discussão de como Musk irá exercer sua autoridade sendo capaz de interromper o acesso de qualquer um ao sistema.


De acordo com Zaluzhnyi, o acesso da Ucrânia ao Starlink foi restringido várias vezes durante a guerra, inclusive enquanto a Rússia ganhava território e a Ucrânia tentava recuperá-lo. O bloqueio da conexão foi feito através de um processo chamado de geofencing, ou seja, criando uma cerca geográfica virtual. Além disso, o acesso à rede a partir da Crimeia também foi recusado por Musk.


Outras reclamações da Starlink

Pelo menos outros nove países, da Europa e do Oriente Médio, e Taiwan também demonstraram as mesmas preocupações.

 A China também acredita que a rede Starlink possua fins militares, além de reclamar várias vezes das manobras necessárias na estação espacial chinesa a fim de evitar possíveis colisões com algum satélite. O país também pretende construir sua própria rede de comunicações na órbita baixa da Terra.


A OneWeb e a Amazon também pretendem competir com a Starlink através da constelação Kuiper, mas a empresa de Elon Musk ainda é líder com folga no segmento.


*Olhar Digital 

Nenhum comentário

Postar um comentário

Obrigado por comentar! 😉✌

Não Perca!
© Todos Os Direitos Reservados
Por JPCN.Blog