Mais Recentes

latest

Mais um CEO da Microsoft reconhece o erro de abandonar o Windows Phone

Mais um CEO da Microsoft reconhece o erro de abandonar o Windows Phone

31 de out. de 2023

/ Por JPCN.Blog
Satya Nadella acredita que big tech poderia ter investido em outras ações antes de sair definitivamente do mercado de telefonia móvel

Alsorsa.News
Satya Nadella é CEO da Microsoft desde 2014 (Imagem: Divulgação/Microsoft)

A Microsoft é a única entre as três maiores big techs sem um sistema operacional para celulares e outros dispositivos móveis. Esta situação parece estar no radar do CEO Satya Nadella, que reconheceu o erro de abandonar o mercado mobile. Em entrevista ao Business Insider, o executivo disse que esta foi a decisão mais difícil já tomada por ele. Nadella também afirmou que ela poderia ter sido mais bem administrada.

A empresa lançou o Windows Phone em 2010 com a expectativa de repetir o sucesso do irmão dos PCs, mas a plataforma para smartphones teve seu desenvolvimento encerrado em 2017. 

“Em retrospecto, penso que poderia ter tido outras maneiras de fazer isso funcionar. Talvez reinventar a categoria de computação entre PCs, tablets e telefones”, refletiu Nadella.

Rápido histórico do Windows Phone
Conforme contamos aqui, o Windows Phone tinha a missão de rivalizar com o Android (do Google) e o iOS (da Apple). A princípio, o sistema operacional oferecia uma interface personalizável, bom desempenho em dispositivos básicos e, obviamente, integração com os serviços da Microsoft.

A plataforma conquistou a atenção dos usuários após a parceria da big tech com a Nokia em 2011, sendo destaque nos aparelhos da linha Lumia. Mais tarde, em 2013, a divisão móvel da empresa finlandesa foi adquirida pela gigante de Redmond por US$ 7,6 bilhões.

Entretanto, o amplo investimento da Microsoft não foi suficiente para suprir a falta de apps. Mudanças no Software Development Kit (SDK) afastaram os desenvolvedores que, em alguns casos, não podiam reutilizar os códigos das versões para Android ou iOS.

O Windows Phone foi perdendo espaço no mercado e, então, a Microsoft encerrou o desenvolvimento ativo do Windows 10 Mobile em 2017. Em seguida, a empresa passou a disponibilizar apps e suporte para integrações para os rivais e lançou o primeiro dispositivo da série Surface Duo com a plataforma do Google em 2020.

Alsorsa.News
A linha Surface Duo foi lançada em 2020 com o sistema Android (Imagem: Divulgação/Microsoft)

Antigos arrependimentos

Nadella não é o primeiro executivo da Microsoft a comentar o arrependimento em relação à saída do setor de telefonia móvel. O cofundador e ex-CEO Bill Gates já havia dito que a derrota para o Android foi “o maior erro de todos os tempos”.

Em 2013, o ex-CEO Steve Ballmer afirmou que uma das falhas da sua gestão foi não ter focado no mercado de aparelhos móveis no início dos anos 2000. No entanto, o executivo ficou conhecido por desdenhar do iPhone “ser o telefone mais caro do mundo, mas não ter teclado ou atrair clientes corporativos”.

Com informações: The Verge.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Obrigado por comentar! 😉✌

Não Perca!
© Todos Os Direitos Reservados
Por JPCN.Blog