Foto do James Webb revela que estrela jovem não está sozinha

 Foto do James Webb revela que estrela jovem não está sozinha

JPCN.Blog
Imagem: ESA/Webb, NASA & CSA, T. Ray


A Agência Espacial Europeia publicou nesta terça-feira (28) uma foto do objeto Herbig Haro 797, registrado pelo telescópio James Webb. Estes objetos são regiões brilhantes ao redor de estrelas jovens, e se formam quando seus ventos e jatos colidem com poeira e gases próximos.


O HH 797 domina a parte inferior da imagem, e aparece próximo do aglomerado estelar IC 348. Na parte superior, há dois objetos brilhantes no infravermelho que parecem abrigar duas protoestrelas.

Alsorsa.News
Objeto HH 797 em foto do James Webb (Imagem: Reprodução/ESA/Webb, NASA & CSA, T. Ray (Dublin Institute for Advanced Studies)


Através de observações com instrumentos em solo, pesquisadores descobriram as diferenças de movimento no gás molecular frio associado ao HH 797, e identificaram também um gradiente disperso pelo fluxo.


Com a alta resolução da nova imagem, eles suspeitam que os fluxos tenham não só uma origem, mas sim duas; portanto, isso significa que eles vêm de um par de estrelas, sendo que cada uma produz suas próprias emissões de matéria.


Esta foto foi feita com o instrumento NIRCam, que captura o infravermelho próximo. Como a luz infravermelha consegue atravessar a cobertura de gás e poeira que cerca estas estrelas, os objetos Herbig-Haro são alvos excelentes para observações com o Webb.


As condições turbulentas na região fazem com que o hidrogênio molecular, monóxido de carbono e outras moléculas emitam luz infravermelha. Ao observá-la com o Webb, os cientistas podem visualizar a estrutura dos fluxos e entender melhor os processos por trás da formação deles.


Fonte: ESAWebb