Como saber se seu celular tem vírus sem precisar instalar apps terceiros

O celular com vírus permite que os hackers tenham acesso a diversas informações sigilosas, como documentos e contas bancárias.

Alsorsa.NewsImagen: Reprodução 

O celular se tornou um dos aparelhos mais importantes na vida de pessoas de todo o mundo atualmente. Por caber no bolso e reunir diversas informações, como aplicativos de bancos e documentos digitais, muitos usuários acabaram trocando a carteira pelo celular. No entanto, esse fator faz com que seja necessário ter uma atenção muito maior com os vírus e possíveis invasores cibernéticos no aparelho.


Dessa forma, conferir periodicamente se o smartphone possui algum tipo de vírus é essencial para garantir a segurança do aparelho. Para isso, não é necessário instalar qualquer tipo de aplicativo e muito menos pagar para isso. Outro ponto a ser observado é o sistema operacional do celular.


Um dos fatos do mundo da tecnologia é que os celulares com Android são mais vulneráveis a ataques cibernéticos do que os celulares com iOS. Isso porque o sistema Android é mais aberto e de acesso mais fácil aos hackers, por ser utilizado por diferentes aparelhos e marcas. No caso do iOS, utilizado unicamente pela Apple, o sistema possui mais recursos de segurança integrados, como criptografia de dados e proteção contra malware.


Como saber se meu celular está infectado por vírus?

As dicas são válidas para os celulares Android, visto que o iPhone possui um sistema operacional mais seguro. A primeira dica para conferir se o celular está com vírus sem precisar de aplicativos se inicia nas “Configurações” do aparelho. Após acessar essa sessão do celular, clique em “Assistência do aparelho.


Em seguida, clique em “Proteção do Aparelho”, confirme a operação e clique em “Verificar Aparelho. Com isso, todos os aplicativos instalados serão verificados. Além disso, um escaneamento também será realizado em poucos minutos.


A segunda opção ocorre diretamente na Play Store. Ao abrir a loja de aplicativos, clique na foto de perfil do usuário no canto superior direito e vá até a opção “Play Protect”. No menu de opções, selecione “verificar” e aguarde a varredura que será feita gratuitamente.


*Edital Concursos Brasil