JPCN Blog
Live
wb_sunny

Breaking News

OMS acusa China de ocultar dados sobre origens da Covid-19

OMS acusa China de ocultar dados sobre origens da Covid-19

 China teria dificultado investigações de equipe enviada a Wuhan

Tedros Adhanom Ghebreyesus Foto: Reprodução/Mastial Trezzini

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, denunciou nesta terça-feira (30) que a China ocultou dados sobre a origem da Covid-19.

O chefe da OMS explicou que os pesquisadores de uma missão internacional que foi à China para investigar as origens do Sars-CoV-2 entre janeiro e fevereiro tiveram o seu trabalho dificultado pela falta de dados.

Um dos investigadores disse que a China se recusou a dar dados brutos de casos iniciais de Covid-19 à equipe liderada pela OMS, possivelmente complicando os esforços para entender como a pandemia global começou.

Tedros pediu mais estudos e fez duras críticas ao governo chinês.

– Em minhas discussões com a equipe, eles expressaram as dificuldades que encontraram para acessar os dados brutos. Espero que futuros estudos colaborativos incluam um compartilhamento de dados mais oportuno e abrangente – disse Tedros.

De acordo com a missão de especialistas, que durou 27 dias em Wuhan, a hipótese mais provável é a de que o vírus tenha sido transmitido de morcegos para um animal intermediário e deste para o homem. Apesar disso, a entidade afirmou que outras teorias não podem ser descartadas e pediu estudos mais aprofundados.

– Não acredito que esta avaliação foi abrangente o suficiente. Devemos isso ao mundo para que possamos tomar medidas coletivas para reduzir o risco de que aconteça novamente. Espero que novos estudos colaborativos estejam baseados em compartilhar os dados de uma forma mais ampla e rápida – ressaltou.

SUPOSTA “UNIÃO” ENTRE CHINA E OMS
Se, por um lado, o chefe da OMS faz cobranças e acusações à China; por outro, há quem garanta que ambas estão unidas. É o que afirma Mike Pompeo, ex-secretário de estado de Donald Trump. Nesta terça-feira (30), ele usou as redes sociais para escancarar que Tedros Adhanom na verdade é cúmplice do governo chinês.

Tags

Newsletter

Não perca nenhuma novidade; acesse agora, e receba as notícias em primeira mão.

Postar um comentário

Obrigado por comentar! 😉✌