Mais Recentes

latest

GNOME 44 chega com renovação visual e utilitários aprimorados

GNOME 44 chega com renovação visual e utilitários aprimorados

30 de mai. de 2023

/ Por JPCN.Blog

 GNOME 44 chega com renovação visual e utilitários aprimorados

Alsorsa.News
Reprodução/GNOME

O Projeto GNOME acaba de lançar a atualização para o seu popular ambiente de desktop Linux. O GNOME 44 foca em melhorias básicas, mas também apresenta recursos atraentes.


A principal novidade é a mudança no menu de Configurações Rápidas. O visual traz alguns elementos que mistura o macOS com o Android, em um estilo que permite o acesso imediato a funções mais usadas.

Recursos com submenus tem uma nova aparência de botão dividido, no consagrado formato de pílula do Android. Essas áreas são navegáveis de modo independente pelo teclado, o que significa que você não precisará do mouse.


É possível notar um botão para conectar rapidamente dispositivos Bluetooth, além de alternar entre redes com ou sem fio — que agora suportam compartilhamento por QR Code. Se você costuma conectar muitos aparelhos wireless, eis uma boa notícia: o emparelhamento pode ser feito pelas Configurações do Bluetooth, ali mesmo na tela principal.


Aplicativos em background mais visíveis no GNOME 44

Alsorsa.News
O GNOME 44 renovou totalmente o menu de Configurações Rápidas (Imagem: Reprodução/GNOME)


Quem usa aplicativos pelo Flatpak verá uma nova seção em segundo plano no menu de Configurações Rápidas. Ali, estarão listados todos os apps rodando no background, mesmo que eles não apareçam com uma janela aberta em primeiro plano.


A adição vai ajudar a monitorar quais programas estão rodando no GNOME 44, que podem estar consumindo recursos sem a pessoa saber. Será possível tocar no ícone de “X” para fechá-lo de imediato.


Para concluir as mudanças no menu, vale ressaltar o ícone de alto-falante. Agora, você pode clicar nele, à esquerda do controle deslizante de volume, para deixar o som mudo de imediato. Amantes dos atalhos de teclado também poderão executar isso sem depender do mouse.


Caixa de diálogo melhorada

Alsorsa.News
O seletor de arquivos pode exibir miniaturas de imagens, inclusive em arquivos com formato de áudio e vídeo (Imagem: Reprodução/GNOME)

O GNOME 44 apresenta uma caixa de diálogo aprimorada no seletor de arquivos. Ele agora consegue exibir miniaturas em arquivos que possuam imagens embutidas, como um MP3.


Aplicativos GTK antigos ainda ficam restritos ao modo de listagem. Mas, como a maioria dos programas recentes já evoluiu, você começará a ver cada vez mais imagens ali.


A página de acessibilidade também passou um redesenho para ajudar pessoas com algum tipo de dificuldade. Não foram adicionados recursos novos, mas o reordenamento pode auxiliar na seleção dos itens.


Nautilus mais parecido com o Windows


(Imagem: Reprodução/GNOME)

Um dos ajustes mais interessantes é a renovação visual do Nautilus, que deve ficar mais funcional no gerenciamento de arquivos. Em termos de aparência, ele está mais próximo do Explorador de Arquivos do Windows 11.


Agora, o app oferece guias que podem ser movidas ou fixadas na janela. As opções de pasta expansível estão disponíveis na exibição em lista: basta clicar uma vez para exibir o conteúdo abaixo.


Também foi adicionada a capacidade de colar imagens da área de transferência no local, transformando-as em um arquivo novo. Antes, você precisava usar um editor de imagens para salvar uma foto ou um print, mas agora poderá fazê-lo diretamente no Nautilus.


Outros recursos menores do GNOME 44

Uma série de melhorias foi feita no aplicativo Configurações. São elas:


1• opção para ativar a amplificação excessiva;

2• opção para desativar as barras de rolagem de sobreposição;

3• diálogo de teste de som aprimorado; e

4• ajustes do painel de segurança do dispositivo.


Houve também mudanças nos ajustes do Thunderbolt, que agora só aparecem quando relevantes. O sistema adicionou, ainda, suporte para configurar VPNs Wireguard.


Configurações de mouse e do touchpad também foram retrabalhadas e expandidas com vídeos. A ideia é demonstrar o que cada uma das opções faz, sem ficar na dependência dos textos.


Isto também mudou no GNOME 44:


● grupos de usuários maiores nas telas de login e bloqueio;

● notificações aprimoradas de bateria fraca;

● é possível desativar resultados de configurações de exibição na visão geral;

● navegador da Web foi portado para GTK4;

● Maps agora mostra entradas da Wikipédia para pontos de referência de destaque;

● Contatos suporta compartilhamento via código QR;

● Clima apresenta uma interface do usuário mais brilhante; e

● Console ganhou uma nova visão geral da guia.


Quando o GNOME 44 será lançado?

O GNOME 44 estará incluído no Ubuntu 23.04, o que significa que será liberado para os usuários a partir do mês que vem. A data oficial vai depender da distribuição, por isso é bom ficar de olho.


Outras distribuições do Linux também planejam lançar o GNOME 44 em breve, como o Fedora 38 Workstation, embora sem previsão. Arch, EndeavourOS e Manjaro podem liberar rapidamente a atualização, mas também sem uma data específica.

*Canaltech 

Nenhum comentário

Postar um comentário

Obrigado por comentar! 😉✌

Não Perca!
© Todos Os Direitos Reservados
Por JPCN.Blog