Mais Recentes

latest

É isto que acontece quando você coloca o CPF nas NOTAS de compra; atente-se!

É isto que acontece quando você coloca o CPF nas NOTAS de compra; atente-se!

1 de jun. de 2023

/ Por JPCN.Blog

Descubra a verdade a respeito dos benefícios e descontos que você recebe quando coloca o CPF na nota


São descontos e benefícios que circundam a verdade sobre colocar o CPF na nota. Isso porque, sempre depois de fazer uma compra, os cidadãos brasileiros têm o hábito de pôr o CPF na nota fiscal. Entretanto, muitas destas vezes podem não saber o porquê de tal atitude.


A boa notícia é que há muitos descontos e benefícios por trás deste simples ato. Ademais, uma das perguntas mais comuns dos caixas nos atendimentos são se os consumidores querem adicionar o número de seus documentos no cupom fiscal. Assim, de acordo com cada estado, há várias vantagens ao fazer este passo.

CPF na nota traz diversas vantagens! Crédito: Marcello Casal Jr/Agência Brasil


Possibilidade

Dessa maneira, há a chance de recuperar créditos em compras que você faz, sendo uma das mais comuns vantagens em pôr o CPF no cupom de fiscalização, uma vez que acontece devolução de parte do ICMS na hora da compra, fazendo com que os benefícios sejam uma espécie de cashback aos clientes.


Além do mais, algumas lojas podem gerar descontos, por exemplo, 10% no valor do IPVA do próximo ano. Além disso, alguns estados ainda ofertam descontos no IPTU, algo muito vantajoso para grande parte dos brasileiros que pagam valores altos nestes impostos anuais.


Ademais, depois de colocar seu CPF  na nota, há casos em que você concorre a sorteios, podendo ganhar prêmios já estabelecidos, com base nas notas fiscais que cadastrou. Alguns prêmios chegam, inclusive, ao incrível valor de 1 milhão. Por isso, quanto mais você colocar o seu CPF nos cupons fiscais, mais chances você tem de ganhar descontos e prêmios em sorteios.


Registrando suas operações financeiras, você também demonstra ser um exímio pagador ao mercado, facilitando na hora de pedir crédito e também tendo acesso mais facilmente a empréstimos, ocasionando num impacto bem positivo no seu nome. Isso porque o seu score de crédito aumenta e faz com que os banco saibam que você é um pagador exemplar. Ademais, é assim que você mantém seu nome limpo e não para em instituições como o Serasa.


Importância

Logo, a importância do CPF é que é um documento que a Receita Federal utilizar para identificar contribuintes. Através dele é possível tomar conhecimento se o cidadão deve algo ao Fisco ou não, tudo por conta do site do Serasa.


Além disso, outra importância de registrar este documento é que os cidadãos podem prestar atenção se o estabelecimento está prestando contas devidamente ao Estado. Isso porque é através deste cupom fiscal que estão todos os impostos gerados para a loja. Assim, se o consumidor deve pagar impostos, é justo que os lojistas também paguem.


Ademais, o Governo propôs o uso do CPF  na nota fiscal exatamente com este intuito, o de fiscalizar os estabelecimentos para saber se pagam os devidos impostos. Além disso, o Governo justifica que os custos com os prêmios, sorteios e descontos no uso do CPF na nota compensam, pois há menos sonegação de impostos por parte dos estabelecimentos, havendo ainda mais retorno para os cofres públicos.


Dessa maneira, tanto o Governo como os clientes saem beneficiados, uma vez que podem ganhar prêmios, evitar nome sujo e renegociações de dívidas e aumentam a arrecadação federal.


Saiba como aumentar seu score de crédito

O score de crédito é essencial para que todo e qualquer consumidor possa contar com diversas possibilidades voltadas para o âmbito financeiro. Isto é, somente quem tem um bom score consegue contratar créditos, empréstimos, financiamentos, entre outras possibilidades.


O grande ponto, no entanto, é que conseguir um bom score pode acabar sendo algo muito difícil para muitos. Sem muitas delongas, algumas dicas que podem ajudar a aumentar o score de crédito são:


■ Optar pelo Open Finance;

■ Jamais atrasar o pagamento de uma fatura;

■ Evitar parcelas as faturas;

■ Evitar pagar somente o valor mínimo das faturas;

■ Centralizar os gastos em um só cartão;

■ Utilizar o cartão ao máximo possível, seja na função débito e/ou crédito.

É importante mencionar que esse aumento acontece de forma gradativa, logo, a paciência também é uma orientação fundamental.


Em quanto tempo uma dívida deixa de existir?

Apesar de tratar-se de uma situação completamente inoportuna, atualmente, mais de 60 milhões de cidadãos brasileiros estão com o nome sujo, isto é, com o CPF negativado. Ter o nome sujo significa contar com um mais mais dívidas pendentes, ou seja, não pagas.


Neste sentido, muita gente acredita que após alguns anos as dívidas do CPF deixam de existir, porém, na verdade, não é bem assim. O que acontece é que a dívida torna-se prescrita, o que significa que ela deixa de constar nas consultas diretas ao CPF.


Quando isso acontece, a dívida ainda existirá, porém, o credor só poderá realizar a cobrança de uma forma sutil, sem que incomode o devedor. Mais especificamente dizendo, ainda será possível receber ligações e/ou tentativas de  contato em forma de cobraça.


Assim sendo, é válido pontuar que uma dívida pendente jamais deixará de existir, exceto no momento em que for paga. Por outro lado, o tempo para a prescrição de uma dívida é de 5 anos.


*Pronatec 

Nenhum comentário

Postar um comentário

Obrigado por comentar! 😉✌

Atualizações

Comentários

disqus/facebook/blogger
Não Perca!
© Todos Os Direitos Reservados
Por JPCN.Blog