Barbie: Filme é aclamado pela crítica, que já aposta em Oscar para protagonistas; veja as primeiras reações

Performances de Robbie e Gosling renderam até mesmo especulações de indicações ao Oscar em 2024

HI, BARBIE! Neste domingo (9), aconteceu em Los Angeles a première mundial de “Barbie: O Filme“, longa de Greta Gerwig estrelado por Margot Robbie e Ryan Gosling. Na sequência, as primeiras críticas foram divulgadas, e colocaram as dúvidas em torno do filme mais aguardado do ano para descansar, com a aprovação maciça dos principais veículos.


Ao longo da madrugada, os jornalistas e críticos de cinema que participaram do evento compartilharam suas primeiras impressões, aclamando a direção de Gerwig. O roteiro, assinado por Greta e seu parceiro, o também cineasta Noah Baumbach, também foi motivo de comentários, assim como o figurino, caracterização dos personagens e o design do set.


Os elogios foram ainda mais opulentos na hora de abordar as performances de Robbie e Gosling. Além de apontar a atuação de ambos como “brilhante”, “espirituosa” e “genial”, a crítica especializada chegou a especular que “Barbie” poderia ficar entre os candidatos ao Oscar de 2024. Segundo os amantes do cinema, a “kenergia” de Ryan, que interpreta o namorado da querida boneca, pode colocá-lo entre os concorrentes à estatueta de “Melhor Ator Coadjuvante”.

Margot Robbie e Ryan Gosling como os icônicos Barbie e Ken. (Foto: Reprodução/Warner Bros)

O jornalista Joseph Deckelmeier, do Screen Rant, foi um dos primeiros a se manifestar: “Barbie me pegou desprevenido e digo isso da melhor maneira possível. É engraçado, bombástico e muito inteligente. Greta Gerwig mira e acerta. A performance de Margot Robbie é ótima. O elenco inteiro é brilhante!”.


O produtor de cinema Brian Long, por sua vez, garantiu que o hype em torno do longa é mais do que válido: “‘Barbie’ de Greta Gerwig é uma maravilha ABSOLUTA de filme. Ela é capaz de infundir esta história simples com tanta emoção, excitação e comédia. Seu estilo brilha. Margot Robbie e Gosling brilham mais do que o Sol, este é um ótimo filme. O hype é REAL”.


Já Katcy Stephan, da Variety, deu destaque para a performance de Robbie e Gosling: “Barbie é a perfeição. Greta Gerwig apresenta um comentário sutil sobre o que significa ser mulher em forma de uma brincadeira extravagante, maravilhosa e para rir alto. O elenco inteiro brilha, especialmente Margot Robbie e Ryan Gosling nos papeis que eles claramente nasceram para interpretar”.


A crítica Jamie Jirak, do Comic Book, pontuou: “Não posso sair oficialmente do Twitter antes de dizer a todos que ‘Barbie’ é, atualmente, meu filme favorito do ano. Greta Gerwig de alguma forma superou minhas expectativas. Ela aborda os pontos positivos e negativos da Barbie tão lindamente. Dê a Ryan Gosling uma indicação ao Oscar, estou falando sério!”


“Se você espera que ‘Barbie’ seja mais do que aparenta, então você está correto. Embora seja bobo e ‘campy’, também é maduro e vai para lugares que não estava esperando que Greta levasse”, disse o crítico Mardarrius.


O jornalista Jack Stepback enalteceu tanto Gerwig, quanto Margot: “‘Barbie’ é um triunfo cinematográfico. Gerwig está no auge, ela criou um filme não só bonito de ver, mas emocionante, inteligente e hilário. Margot Robbie apresenta uma performance cativante e memorável”.


Ty Cole, da Associação de Críticos de Cinema Afro-Americanos, refletiu sobre a profundidade por trás do enredo. “Muitos de nós nos esforçamos para ser “perfeitos” como a Barbie, mas o filme mostrará que você nem sempre precisa ser tão perfeito, porque mesmo em um “mundo perfeito”, ainda temos falhas e tudo bem. É para adolescentes e adultos que cresceram com a franquia. ‘Barbie’ é tudo o que você não esperaria. Ele descasca as camadas da boneca superficial com a qual todos crescemos, enquanto mostra como Ken é mais do que um acessório e está descobrindo sua identidade”, reforçou.


Veja mais reações:

“Eu vi ‘Barbie’! O cuidado com a produção é incrível. Em particular, o figurino e o design de produção incluem um trabalho de alto nível que contribui fortemente para criar a sensação de que essas são verdadeiramente Barbies, suas casas dos sonhos e seus mundos que ganharam vida”, afirmou Perri Nemiroff, do Collider. Ele destacou, no entanto, que alguns personagens deveriam ser mais desenvolvidos.


“‘Barbie’ tem de tudo, desde piadas com o Snydercut até batalhas de dança completas. É tão feliz e o compromisso irreal de Gosling com o Ken é uma performance para sempre. Mal posso esperar para assistir a isso de novo pelo resto da minha vida. Ken é o papel pelo qual Gosling será lembrado. É a atuação de sua vida. O filme mostra o talento inabalável de Greta Gerwig para observação ressonante e humor penetrante na grande tela que ela sempre merece. Excitante, colorido e emocionante”, disse Dennis Dugan.


“‘Barbie’ é espirituoso, sincero e francamente divertido às vezes. Ryan Gosling rouba a cena, entregando a maioria das risadas, enquanto a performance sincera de Margot Robbie vai tocar seu coração. Embora eu tenha gostado da maior parte do filme, o roteiro parece inchado às vezes”, declarou Sharronda Williams, crítica do Rotten Tomatoes.


Enquanto não chega a nossa vez de conferir o longa, vale a pena revisitar o trailer abaixo:

*Hugo Gloss