Site não oficial traz atualização para Windows XP e outras versões antigas

 Site não oficial traz atualização para Windows XP e outras versões antigas

Reprodução/Microsoft

O Windows Update Restored é um projeto que recria a antiga página web do Windows Update e promete atualizações para versões antigas do sistema operacional da Microsoft, como os Windows 95, NT 4.0, 98, Me, 2000 e XP.


Até o ano de 2011, era necessário acessar o site do Windows Update para atualizar o sistema operacional pela internet. No entanto, a Microsoft removeu essa possibilidade e moveu o Windows Update para uma função interna do sistema operacional, retirando ainda o suporte para os sistemas mais antigos.


Visando criar uma alternativa para quem por algum motivo usa as versões abandonadas, o Windows Update Restored usou a ferramenta Wayback Machine para recuperar todos os arquivos disponíveis para download nesses sistemas e recriou a página de atualizações do Windows. A interface, inclusive, lembra muito a experiência de um site feito à época em que o Windows XP reinava.


Portanto, caso você ainda tenha um computador velho com Windows 95 instalado, pode usar o Windows Update Restored para consultar as últimas atualizações lançadas pela Microsoft na época. Porém, vale lembrar que o site não tem relação nenhuma com a Microsoft e foi criado apenas com o propósito de arquivar informações.

Windows Updated Restored tem vibe Windows XP e promete dar suporte a versões antigas do Windows (Imagem: Reprodução/Windows Restored Update)


Cuidados com a segurança

Antes que você se empolgue, vale lembrar que não é recomendável usar as versões antigas dos sistemas operacionais da Microsoft. Como elas não recebem suporte oficial nem atualizações de segurança, todos os seus dados estão em risco e o dispositivo no qual você instala fica sujeito a malware e outros problemas internos.


Inclusive, a própria equipe do site não recomenda que você use os sistemas antigos e inclui um aviso na página inicial: 

 “O projeto não significa que você deve continuar usando versões antigas do Windows. Já que você não pode receber atualizações de segurança, elas podem não protegê-lo no mundo online atual contra vírus modernos. Existem várias falhas de segurança nesses sistemas operacionais e há um motivo para a Microsoft remover o site de Updates para eles. Você deve usar versões modernas como Windows 10, Windows 11 ou até Linux”.


Além disso, se você quiser experimentar os updates do site, é recomendável criar um backup para seus arquivos.


Como o Windows Update Restored funciona

Quem se interessou pelo projeto, mas não tem um computador nas versões antigas do Windows, pode conferir o passo a passo do processo no canal do YouTube de TecAdam, um dos responsáveis pela criação do site:

No vídeo, é possível ver as etapas de download nas versões 95, NT e 98 do Windows. O site do projeto informa que pretende disponibilizar updates para as versões 2000 e XP no futuro.


O Windows Updated Restored pode ser acessado em windowsupdaterestored.com.


*Canaltech