Elon Musk anuncia a xAI, sua nova empresa de Inteligência Artificial

Nesta quarta-feira (12), Elon Musk anunciou uma nova empresa de Inteligência Artificial (IA). A xAI nasce com a missão de “entender a verdadeira natureza do universo”. Ainda não se sabe muito sobre o projeto, mas o CEO da SpaceX, Tesla e dono do Twitter usará o recurso Spaces da rede social para dar mais informações na próxima sexta-feira (14).


A xAI faz parte do grupo X, do próprio Musk, e incorpora pessoas que já passaram pelo Google Research, Microsoft Research, Twitter, Tesla, OpenAI (criadora do ChatGPT), Deep e outras. Os membros da equipe também já trabalharam em projetos como o GPT-3 e GPT-4. 


No site oficial, a nova companhia ressalta que trabalha de maneira separada da X Corp, mas que tem relações com o Twitter, Tesla e outras companhias de Musk. Além disso, também é possível encontrar um formulário para que engenheiros e pesquisadores se candidatem a fazer parte da xAI.

Empresa já era especulada

O lançamento da xAI já era especulado.

As primeiras informações sobre a xAI surgiram em meados de abril deste ano. O próprio Elon Musk já havia comentado a possibilidade de lançar uma nova ferramenta de IA chamada TruthGPT para "buscar ao máximo a verdade". Na ocasião, também foi revelado que o bilionário teria comprado cerca de dez mil GPUs da Nvidia.

O projeto ainda não foi detalhado, mas é provável que a nova companhia faça frente à OpenAI e Google, por exemplo. As duas empresas têm ganhado mais espaço no campo da IA com produtos como o ChatGPT e o Bard, respectivamente. Vale lembrar que Musk é um dos fundadores da OpenAI.


*TecMundo