Mais Recentes

latest

Powell diz que Fed poderá voltar a subir juros em setembro, a depender de indicadores econômicos

Powell diz que Fed poderá voltar a subir juros em setembro, a depender de indicadores econômicos

26 de jul. de 2023

/ Por JPCN.Blog

Mesmo reconhecendo que a inflação arrefeceu recentemente, o presidente do BC americano diz que ela ainda está distante da meta

Alsorsa.News
Jerome Powell, presidente do Fed (Foto: Samuel Corum/Getty Images)


O presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, evitou trazer expectativas para as próximas reuniões de política monetária do BC americano. Questionado por um jornalista se o Fed vai precisar elevar juros na reunião de setembro, Powell respondeu: “vamos nos fazer essa mesma pergunta a cada reunião”.


Nesta quarta-feira (26), o Comitê de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) decidiu por elevar os juros básicos nos Estados Unidos em 0,25 ponto percentual, após dar uma pausa no ciclo de aperto em junho.


Segundo Powell, o Fed vai fazer avaliações cuidadosas e focar nos dados da economia que forem divulgados entre os encontros. Serão quase oito semanas até a reunião do mês de setembro e até lá sairão pelo menos dois dados de criação de vagas de trabalho, dois índices de inflação e vários outros dados da atividade.


“É para isso o que vamos olhar e decidir. Pode ser uma outra setembro ou manter no atual nível. Se tivermos sinais de que a continuidade do aperto é necessária, então vamos em frente. Do contrário, manteremos como está”, disse Powell.


O chairman comentou o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) do mês de junho, que avançou menos do que o esperado. Também observou que o os gastos com consumo diminuíram m relação ao começo do ano. O presidente do Fed observa que a inflação moderou de alguma forma, mas enxerga um longo caminho até que a meta de 2% seja atingida.


“Se virmos a inflação desacelerando de maneira sustentável e crível, então não precisaríamos estar em níveis restritivos. Podemos recuar para um nível neutro ou abaixo disso. Mas precisamos ter certeza de que a inflação está recuando de forma sustentável”.


Ele voltou a dizer que os empregos continuam crescendo em ritmo acelerado e afirmou que a demanda no mercado de trabalho é significativamente maior que a oferta.


Powell também reconheceu que a política monetária esta em território restritivo, colocando pressão negativa sobre a inflação. Segundo ele, já foi possível ver impactos das altas de juros na demanda de setores mais sensíveis à política monetária.


Para ele, é provável que a economia vai desacelerar, mas o chairman diz esperar que a desaceleração seja mínima. Segundo Powell, ainda há chances de um pouso suave e o Fed vê menos chances para uma recessão nos Estados Unidos.


Ainda assim, Powell diz que o Fed só vai começar a cortar juros quando o comitê se sentir confortável com essa possibilidade – e é improvável que isso aconteça ainda este ano.


*InfoMoney

Nenhum comentário

Postar um comentário

Obrigado por comentar! 😉✌

Atualizações

Comentários

disqus/facebook/blogger
Não Perca!
© Todos Os Direitos Reservados
Por JPCN.Blog