Mais Recentes

latest

Microplásticos são encontrados no coração humano pela primeira vez

Microplásticos são encontrados no coração humano pela primeira vez

11 de ago. de 2023

/ Por JPCN.Blog

Em estudo publicado na revista Environmental Science & Technology, pesquisadores descreveram a descoberta de microplásticos no coração. É a primeira vez que a comunidade científica se depara com esse cenário. Para chegar a isso, os pesquisadores coletaram amostras de 15 pacientes submetidos a cirurgia cardíaca.

Alsorsa.News
davidpereiras/envato

A equipe analisou as amostras com imagens infravermelhas diretas a laser e identificou partículas de 20 a 500 micrômetros de largura feitas de oito tipos de plástico.


O estudo não apenas indicou que alguns desses plásticos foram introduzidos durante a própria cirurgia, como também destacou evidências de que os plásticos foram incorporados aos tecidos antes que os pacientes fossem colocados na mesa de operações.


Na prática, o grupo identificou partículas microscópicas de poli(metacrilato de metila), tereftalato de polietileno (utilizado em roupas e recipientes para alimentos) e cloreto de polivinila (difundido na construção civil).


Microplásticos no coração humano

Embora o estudo tenha um pequeno número de participantes, os pesquisadores dizem ter fornecido evidências preliminares de que vários microplásticos podem se acumular e persistir no coração e em seus tecidos mais internos.


Os pesquisadores acrescentam que as descobertas mostram como os procedimentos médicos invasivos proporcionam exposição aos microplásticos, fornecendo acesso direto à corrente sanguínea e aos tecidos internos.


Em comunicado, a equipe afirma que mais estudos são necessários para entender completamente os efeitos dos microplásticos no sistema cardiovascular de uma pessoa e seu prognóstico após uma cirurgia cardíaca.


Por que microplásticos preocupam?

O que são microplásticos? Basicamente, temos duas categorias: os primários partículas projetadas para uso comercial (cosméticos, microfibras de tecidos e redes de pesca) e secundários, que resultam da quebra de itens plásticos maiores, como canudos e garrafas de água.

Alsorsa.News
Microplásticos são encontrados pela primeira vez no coração humano (Imagem: Microgen/Envato Elements).


Os microplásticos são uma grande preocupação da ciência por conta do impacto ambiental, e também porque podem fazer mal à saúde. Para se ter noção, microplásticos podem ser encontrados até na água acumulada em plantas.

Fonte: Environmental Science & Technology, ACS/ Canaltech 

Nenhum comentário

Postar um comentário

Obrigado por comentar! 😉✌

Atualizações

Comentários

disqus/facebook/blogger
Não Perca!
© Todos Os Direitos Reservados
Por JPCN.Blog