Mais Recentes

latest

10 profissões que ainda não existem e devem surgir nos próximos anos

10 profissões que ainda não existem e devem surgir nos próximos anos

9 de set. de 2023

/ Por JPCN.Blog

Na era atual, marcada por avanços tecnológicos e transformações profundas na sociedade, o cenário profissional também se reinventa constantemente. A Quarta Revolução Industrial, um fenômeno que engloba as inovações tecnológicas que moldam nossas vidas, nosso trabalho e nossas interações, abre caminho para o surgimento de carreiras inéditas e empolgantes.

Alsorsa.News
Shutterstock 

Nesse contexto de mudanças aceleradas, diversos estudos e pesquisas, desde o Mapa do Ensino Superior no Brasil apresentado pelo Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior (Semesp), até mesmo o relatório da instituição Center for the Future of Work, dirigido pela Cognizant Technology Solutions, avaliam o mercado e apontam para as profissões que ainda não existem e dever se tendências em um futuro próximo.


Esteja preparado para explorar uma lista de dez ocupações que, embora ainda não existam, merecem nossa atenção e curiosidade, pois moldarão o mundo profissional de amanhã, e quem sabe você já pode começar a se preparar para elas agora. Confira!


1. Walker/Talker

Com o envelhecimento da população em muitos países, a profissão de Walker/Talker surge como uma resposta às mudanças nas dinâmicas familiares e na necessidade de conexão intergeracional. Esses profissionais se dedicam a conversar e compartilhar experiências com idosos por meio de plataformas online. A empatia e a capacidade de lidar com pessoas são habilidades essenciais, assim como a mobilidade para visitar clientes, quando necessário.


2. Detetive Big Data

Em um mundo cada vez mais movido por dados, o Detetive Big Data tem a missão de investigar informações de empresas e indivíduos, analisando uma grande quantidade de dados para extrair insights valiosos. Esse profissional precisa de conhecimentos sólidos em matemática, finanças e tecnologia, além de compreender as nuances da legislação para garantir a conformidade legal.


3. Gestor de desenvolvimento de negócios de IA

A Inteligência Artificial (IA) tem o potencial de transformar diversos setores, incluindo vendas. Os Gestores de Desenvolvimento de Negócios de IA desenvolvem programas que utilizam IA para impulsionar as vendas. Eles precisam combinar experiência em vendas com conhecimentos em desenvolvimento de programas de IA e machine learning para criar soluções eficazes.


4. Conselheiro de compromisso de saúde

Com o avanço da tecnologia vestível, os Conselheiros de Compromisso de Saúde usam dados de dispositivos como pulseiras inteligentes para monitorar a saúde de seus clientes. Profissionais de saúde, como nutricionistas e educadores físicos, desempenham um papel fundamental nessa carreira, que pode ser exercida remotamente.


5. Especialista em bem-estar financeiro

O interesse em investimentos e finanças pessoais está em ascensão. Especialistas em Bem-Estar Financeiro ajudam as pessoas a gerenciar suas finanças, buscando as melhores soluções para cada cliente. Conhecimentos em finanças e economia, bem como habilidades analíticas, são essenciais para essa profissão.


6. Agricultor digital

Com a agricultura de precisão e a automação cada vez mais presentes na agricultura, o Agricultor Digital combina conhecimentos em tecnologia, agricultura e análise de dados. Esses profissionais utilizam recursos digitais para otimizar a produção agrícola e tomar decisões baseadas em dados.


7. Defensor da ética tecnológica

À medida que a IA se torna mais presente em nossas vidas, surgem questões éticas importantes. Os Defensores da Ética Tecnológica atuam como intermediários entre humanos, robôs e IA, estabelecendo diretrizes éticas para a interação entre essas entidades.


8. Gestor de resíduos

Com a crescente preocupação com o meio ambiente, o Gestor de Resíduos desempenha um papel vital na gestão e direcionamento adequado de resíduos industriais. Essa carreira exige conhecimentos em engenharia, direito ambiental e relações públicas.


9. Analista de dados da internet das coisas (IoT)

À medida que dispositivos conectados se tornam mais comuns, os Analistas de Dados da IoT são responsáveis por coletar e analisar dados gerados por esses dispositivos. Essa profissão exige habilidades em análise de dados, estatísticas e compreensão da tecnologia IoT.


10. Gestor de novos negócios em Inteligência Artificial

O Gestor de Novos Negócios em IA tem a responsabilidade de desenvolver e implementar estratégias para acelerar negócios que utilizam IA. Essa função combina habilidades administrativas e comerciais com conhecimentos em IA, machine learning e computação em nuvem.


Essas são apenas algumas das profissões do futuro que refletem as mudanças rápidas no cenário profissional global. À medida que a tecnologia continua a evoluir, novas oportunidades de carreira surgirão, exigindo uma abordagem flexível e um compromisso com o aprendizado contínuo.

Tópicos mencionados: Tecnologia, Tecnologia Digital, Agronegócio, Inteligência artificial, Finanças, Negócios 

*Meu Valor Digital 

Nenhum comentário

Postar um comentário

Obrigado por comentar! 😉✌

Não Perca!
© Todos Os Direitos Reservados
Por JPCN.Blog