JPCN Blog
Live
wb_sunny

Breaking News

11 coisas que o Google Bard faz melhor que o ChatGPT

11 coisas que o Google Bard faz melhor que o ChatGPT

Apesar de ainda ser novidade, o Google Bard está agradando bastante seus usuários, e está saindo na frente do ChatGPT. 

A IA do Google consegue gerar melhores resultados que seu concorrente. Além disso, o chatbot é atualizado em tempo real, o que gera respostas mais precisas e confiáveis do que o seu rival.


E ainda há muitas outras coisas que estão tornando o Bard a melhor opção, por isso no conteúdo de hoje iremos apresentar 11 coisas que o Google Bard faz melhor que o ChatGPT. Confira!


O que é o Google Bard?

O Google Bard é um chatbot do Google e foi treinado para ser informativo e abrangente. O Bard possui uma enorme quantidade de dados e é capaz de comunicar e gerar respostas semelhantes às de um ser humano.

Apesar de ainda estar em desenvolvimento, o chatbot já é capaz de realizar diversas ações, incluindo:


■ Seguir instruções e completar pedidos de forma atenciosa;

■ Responder perguntas de maneira informativa;

■ Criar vários formatos de textos, por exemplo, poemas, códigos, cartas, scripts, entre outros.


Por que o Google Bard é melhor que o ChatGPT?

Apesar de ambos serem semelhantes, o Google Bard é treinado em um conjunto de dados de texto e código bem maior do que o seu concorrente, ou seja, ele pode criar respostas mais abrangentes e informativas. 


Outro grande diferencial do Bard em relação ao ChatGPT é que ele é atualizado em tempo real por meio da Pesquisa Google, enquanto o outro está limitado a 2021.


No geral, o Bard é mais poderoso e versátil do que o seu rival, mas para facilitar as comparações, trouxemos uma lista com 11 coisas que o Google Bard faz melhor que o ChatGPT.


O que o Google Bard faz melhor que o ChatGPT?

Confira abaixo uma lista com 11 coisas que o Bard faz melhor do que o ChatGPT.


1. Tamanho do conjunto de dados de treinamento

Conforme citamos anteriormente, o Bard possui um conjunto de dados e códigos muito maior do que o ChatGPT. Consequentemente, ele pode gerar textos mais completos e informativos do que seu concorrente.


2. Acesso às informações em tempo real

O Google Bard possui acesso a informações do mundo real por meio da pesquisa do Google. Isso quer dizer que ele consegue fornecer respostas mais atualizadas e relevantes para a pesquisa dos usuários.


O ChatGPT não consegue gerar respostas relacionadas a 2022 ou 2023, pois ficou limitado a setembro de 2021. Enquanto o Bard consegue exibir notícias em tempo real.


3. Fontes mais confiáveis

O ChatGPT não mostra de onde extrai suas informações, ou seja, para utilizá-lo o usuário precisa obrigatoriamente confiar na Inteligência Artificial. Por outro lado, o Bard permite descobrir de onde saiu cada trecho de suas respostas, o que facilita na hora de checar as informações.


4. Aprendizado e atualização

O ChatGPT foi lançado antes do Bard e não está sendo atualizado frequentemente. Diferente do Google Bard que, apesar de ainda estar em desenvolvimento, está sendo melhorado constantemente.


5. Precisão das respostas

Em relação às respostas, tradução de idiomas e geração de textos, o Bard é bem mais preciso do que o ChatGPT.


6. Criatividade

O Bard consegue gerar formatos de textos mais criativos do que o ChatGPT, tais como: poemas, código, scripts, peças musicais, e-mail, cartas, etc.


7. Objetividade nas respostas

O Bard consegue retornar com respostas mais objetivas e diretas do que o ChatGPT.


8. Formalidade

Se o usuário precisa de ajuda em projetos acadêmicos ou profissionais, o Bard é mais indicado, pois ele consegue gerar uma variedade de estilos formais de escrita. Além disso, o Bard costuma criar textos mais concisos que o ChatGPT.


9. Criação de imagens a partir de texto

Apesar do Google Bard ainda não disponibilizar suporte para a criação de imagens a partir de textos descritivos, isso deve mudar logo. Já existe uma nova versão próxima do lançamento e que será integrada com o Adobe Firefly para tornar essa ação possível.


Por outro lado, o ChatGPT além de não possuir nada semelhante, também não está sendo desenvolvido. Contudo, o concorrente Bing que possui a mesma tecnologia GPT-4, já faz isso, usando uma ferramenta própria chamada Image Creator.


10. Pesquisas feitas por comando de voz

O Bard consegue atender as solicitações feitas por comandos de voz, o que é maravilhoso para quem acessa o chatbot pelo celular ou pelo PC utilizando microfone. 


O ChatGPT por enquanto só aceita entradas de textos feitas a partir do teclado.


11. Programação avançada

Ambos os chatbots conseguem criar códigos de programação. No entanto, há diferenças drásticas entre os resultados. O Bard possui um mecanismo próprio e mais avançado chamado de Duet IA, que realiza essa ação com bastante competência. 


Podemos dizer que o Google Bard foi treinado para programar com excelência, portanto faz isso de maneira mais aprofundada do que seu concorrente. 


O ChatGPT sabe programar somente porque aprendeu isso em certo momento durante o treinamento, mas não ocorreu uma preocupação por parte de seus desenvolvedores para que ele fizesse isso de forma específica, o que explica as falhas que ocorrem ao criar softwares ou aplicativos mais complexos.


***

Conforme apresentamos no conteúdo de hoje, o Bard realmente entrega melhores resultados do que o seu rival. Então se está buscando informações mais atualizadas e confiáveis para tarefas do dia a dia, sugerimos que escolha o Google Bard.


E para não perder as novidades relacionadas às novas IAs do mercado, continue acompanhando o nosso blog!

Tags

Newsletter

Não perca nenhuma novidade; acesse agora, e receba as notícias em primeira mão.

Postar um comentário

Obrigado por comentar! 😉✌