Mais Recentes

latest

Existem animais que ocasionalmente sobrevivem ao serem comidos por um predador quando são engolidos inteiros?

Existem animais que ocasionalmente sobrevivem ao serem comidos por um predador quando são engolidos inteiros?

18 de ago. de 2022

/ Por JPCN.Blog

Sim.

Um exemplo seria essa centopéia de Golem Grad, uma ilha da Macedônia, que foi atacada e engolida pela cabeça primeiro por uma pequena víbora. A víbora era mais longa que a centopéia, mas a centopéia era realmente mais pesada!

Infelizmente para a víbora, a centopéia ainda estava muito viva depois de ser engolida inteira, e conseguiu sair da víbora, matando-a, embora tenha sucumbido ao veneno da víbora logo depois. A parte incrível é que, de acordo com os cientistas que examinaram as criaturas, a centopéia ocupava basicamente toda a cavidade do corpo da cobra; os cientistas não encontraram órgãos internos, o que sugere que a centopéia comeu as entranhas da víbora por dentro. Tendo visto o quão vorazes são as centopéias e a rapidez com que cortam a carne das presas de vertebrados, posso certamente imaginar que isso é verdade.


Outro exemplo seria o Epomis, um besouro muito interessante que começa como uma larva que come sapos. Como você bem sabe, sapos e sapos são conhecidos por engolir todo tipo de inseto inteiro depois de pegá-los com a sua língua pegajosa.

A larva de Epomis parece um inseto inofensivo, pequeno e apetitoso o suficiente para que um sapo tente engolir. Mas, diferentemente de outros insetos, a larva de Epomis quer ser atacada. Quando o anfíbio ataca, a larva morde a língua ou a garganta do sapo ou o ventre e vira a mesa em seu pretenso predador; secreta uma enzima que dissolve a carne infeliz do sapo e começa a comê-lo vivo!


A larva reduz rapidamente o anfíbio a uma pilha de ossos, mas às vezes, apenas às vezes, o sapo consegue engolir a larva de Epomis no ataque inicial. Mesmo assim, ainda não acabou o jogo; os cientistas descobriram que o anfíbio geralmente regurgita a larva logo depois; aparentemente, a larva começa a atacar as entranhas do anfíbio ou se move tanto dentro que o sapo decide que não vale a pena o esforço e o vomita. Infelizmente, a larva é um predador tão feroz que, mesmo assim, muitas vezes retoma o ataque!

Devido à incapacidade do anfíbio de diferenciar as larvas assassinas de outros insetos inofensivos e da ferocidade da própria larva, Epomis é considerado um dos predadores mais bem-sucedidos do mundo, com uma taxa de caça de quase 100%; em outras palavras, quando um sapo encontra um Epomis, ele está quase condenado.

Obviamente, a larva eventualmente se transforma em besouro adulto, mas nunca perde o gosto por sapos. O besouro adulto, no entanto, não usa truques; ataca diretamente sua presa muito maior mordendo os músculos das pernas com suas mandíbulas afiadas, tornando o infeliz sapo incapaz de saltar e pronto para ser devorado - novamente, vivo.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Obrigado por comentar! 😉✌

Não Perca!
© Todos Os Direitos Reservados
Por JPCN.Blog