Mais Recentes

latest

Comer meleca de nariz pode ser muito perigoso; entenda por que você deve abandonar o hábito

Comer meleca de nariz pode ser muito perigoso; entenda por que você deve abandonar o hábito

18 de out. de 2022

/ Por JPCN.Blog

Comer meleca de nariz pode ser muito perigoso; entenda por que você deve abandonar o hábito (Foto: Freepik)

Comer suas melecas não é apenas um hábito nojento que você deve parar imediatamente, mas também pode te causar sérios problemas de saúde, de acordo com especialistas.

A meleca é feita principalmente de água, proteínas semelhantes a gel que lhe dão essa consistência pegajosa e proteínas imunológicas especiais que combatem os germes. Essas proteínas imunológicas são especialmente úteis porque as melecas estão repletas de vírus nocivos, como a gripe.

Desta forma, as melecas servem como defesa de linha de frente do seu corpo contra germes invasores. Quando você inspira, você não está apenas inalando ar. Você também está absorvendo bactérias, vírus e sujeira, que ficam presas por uma camada de muco pegajoso que reveste suas narinas.

É como um papel "pega mosca" para a gripe. E enquanto você continua a respirar, o ar endurece o muco em uma meleca sólida, uma cela de prisão pegajosa para seus inimigos. A partir disso, normalmente, você pode se livrar dessa bola cheia de bactérias quando espirrar ou assoar o nariz.

Mas se você decidir comê-la, é lógico que você está se colocando em risco de infecção. Porque, à medida que seu corpo digere a meleca, ele pode liberar esses patógenos nocivos em seu sistema.

Algumas pessoas afirmam que comer suas melecas pode fortalecer seu sistema imunológico, treinando seu corpo para reconhecer e atacar micróbios invasores. No entanto, não há nenhuma evidência científica para apoiar quaisquer benefícios para a saúde de comer suas melecas.

E, além disso, quer você coma ou não suas melecas, só de pegá-las com os dedos pode ser perigoso. Por exemplo, coçar o interior do nariz abre a porta para uma bactéria desagradável que se esconde sob as unhas, chamada Staphylococcus aureus.

Um estudo de 2006 descobriu que as pessoas que cutucam o nariz eram mais propensas a ter Staphylococcus aureus no nariz do que aqueles que se abstinham. E isso é um grande problema, pois o Staphylococcus aureus pode causar abscessos graves ou bolsas cheias de pus dentro do nariz e no rosto. Pior ainda, se você continuar mexendo no nariz, a bactéria pode perfurar seu septo.

Em um caso, uma mulher de 53 anos conseguiu abrir um buraco nos seios da face. Se os seios ficarem infectados o suficiente, pode corroer seu crânio, deixando uma porta aberta para as bactérias marcharem direto para o seu cérebro.

Claro, esses são cenários extremos, uma vez provavelmente não te causará danos fatais. Mas, da próxima vez que você sentir vontade colocar os dedos dentro das narinas, é melhor pegar um lenço de papel.

*Revista Planeta

Nenhum comentário

Postar um comentário

Obrigado por comentar! 😉✌

Não Perca!
© Todos Os Direitos Reservados
Por JPCN.Blog