Mais Recentes

latest

Bluesky: Rede social do fundador do Twitter chega à App Store

Alsorsa.News | Bluesky: rede social do fundador do Twitter chega à App Store

1 de mar. de 2023

/ Por JPCN.Blog

O aplicativo do Bluesky, rede social do cofundador do Twitter Jack Dorsey, chegou à App Store apenas para convidados

Imagem: Shutterstock


O Bluesky, rede social alternativa ao Twitter apoiada pelo cofundador e ex-CEO do Twitter, Jack Dorsey, chegou à App Store e mais testadores estão começando a obter acesso.


Por enquanto, o aplicativo ainda está disponível como uma versão beta apenas para convidados, mas sua chegada à loja de aplicativos da Apple sinaliza que um lançamento público pode estar próximo.


O projeto Bluesky, agora uma empresa de utilidade pública, foi originalmente incubado no próprio Twitter a partir de 2019 quando Jack Dorsey atuou como CEO. O Twitter também forneceu seu apoio financeiro por anos.


Embora sua fundação tenha ocorrido bem antes da venda da empresa para o atual proprietário Elon Musk, os dois executivos discutiram mais recentemente a ideia de um protocolo de código aberto por mensagens de texto antes da aquisição do Twitter por Musk.


Em mensagens textos, Dorsey explicou a Musk que uma “nova plataforma é necessária. Não pode ser uma empresa. É por isso que saí [do Twitter].” Dorsey deixou a função de CEO na rede social em novembro de 2021 mas permaneceu no conselho do Twitter até maio de 2022.


Pouco depois de desistir de suas funções de CEO, Dorsey foi ao Twitter para falar publicamente sobre o Bluesky, descrevendo-o como “um padrão aberto e descentralizado para mídia social”. Essa discussão ocorreu na época em que Dorsey estava compartilhando seus pensamentos sobre a decisão do Twitter de banir o presidente Donald Trump de sua plataforma.


O Bluesky, ele acreditava, reduziria a capacidade de plataformas grandes e centralizadas – como o Twitter – de ter tanto poder em termos de decidir quais usuários e comunidades poderiam se envolver em discursos e quem seria responsável por moderar esse conteúdo.


Com Musk agora no comando do Twitter, não está claro se ou como os dois projetos podem permanecer interligados. A Bluesky no ano passado disse que recebeu US$ 13 milhões para garantir que tivesse liberdade e independência e observou que Jack Dorsey estava em seu conselho.


Ele também disse que o financiamento do Bluesky pelo Twitter “não estava sujeito a nenhuma condição, exceto uma: que o Bluesky deveria pesquisar e desenvolver tecnologias que permitissem uma conversa pública aberta e descentralizada”.


Agora o aplicativo Bluesky está disponível publicamente e alguns usuários estão sendo convidados a experimentá-lo. De acordo com a empresa de inteligência de aplicativos data.ai, o aplicativo Bluesky para iOS estreou em 17 de fevereiro de 2023 e tem cerca de 2.000 instalações.


Dado seu status de disponibilidade somente para convidados, isso provavelmente representa apenas os testadores beta recém-adicionados no momento. O aplicativo ainda não está classificado em nenhum Top Chart nos EUA e não está disponível no Google Play.


Como funciona o Bluesky

Imagem: Bluesky na App Store (via TechCrunch)

O TechCrunch revelou ter recebido um convite para o serviço e descreve a experiência como “funcional, embora ainda bastante básica, semelhante ao Twitter”. Os usuários criam um identificador que é representado como @username.bsky.social, bem como o nome de exibição que aparece com mais destaque em texto em negrito, como no Twitter.


Também é possível pesquisar e seguir outras pessoas, assim como no Twitter, e ver suas atualizações em uma linha do tempo inicial. Os perfis de usuário contêm uma foto de perfil, plano de fundo, bio e métricas, como o número de seguidores e postagens que um usuário possui, bem como quantas pessoas ele segue. Os feeds de perfil também são divididos em duas seções, como no Twitter: postagens e postagens e respostas.


Os usuários do Bluesky podem compartilhar, silenciar e bloquear contas, mas ferramentas avançadas, como adicioná-las a listas, ainda não estão disponíveis. As postagens em si podem ser respondidas, retuitadas, curtidas e, a partir de um menu de três pontos, relatadas, compartilhadas por meio da planilha de compartilhamento do iOS para outros aplicativos ou copiadas como texto.


Outra guia permite que você verifique suas notificações, incluindo curtidas, repostagens, seguidores e respostas, também muito parecido com o Twitter. Não há o recurso de mensagens diretas, as DMs.


*Olhar Digital 

Nenhum comentário

Postar um comentário

Obrigado por comentar! 😉✌

Não Perca!
© Todos Os Direitos Reservados
Por JPCN.Blog