Mais Recentes

latest

Google vai remover "antivírus" do Chrome

JPCN.Blog | Google vai remover "antivírus" do Chrome

20 de mar. de 2023

/ Por JPCN.Blog

 Google vai remover "antivírus" do Chrome

Divulgação/Imperva

O Google vai remover a ferramenta de limpeza de softwares indesejados e suspeitos (UwS) do Chrome. Segundo a empresa, a Cleanup Tool não é mais necessária porque a incidência de UwS caiu drasticamente nas máquinas dos usuários.


A ferramenta foi introduzida no navegador em 2015 e desde então passou a identificar e deletar software que afetassem a experiência de navegação, alterando a página inicial do browser ou acrescentando barras de ferramentas. O recurso funcionava como um mini antivírus ao evitar a modificação das configurações do navegador e o acesso a informações não autorizadas.

JPCN.Blog | Google vai remover "antivírus" do Chrome

O recurso "Redefinir e limpar" será excluído do Chrome 111 (Imagem: Alveni Lisboa/Canaltech)


Dados apresentados apontam que apenas 0,06% das verificações da ferramenta de limpeza do Chrome executadas pelos usuários detectaram algum software perigoso conhecido. Isso ocorre porque há outros mecanismos para barrar isso, como a Navegação Segura (Safe Browsing) e os antivírus atuais.


Os UwS baseados em arquivos migraram para extensões nos últimos anos, o que obrigou o Google a revisar o processo de entrada na Chrome Web Store. A partir disso, a companhia começou a detectar mais extensões maliciosas e a barrar esse tipo de conteúdo no navegador.


O Chrome também deve reforçar o combate ao roubo de cookies e de outros malwares com fluxos de trabalho de autenticação. A empresa também atua com monitoramento heurístico para bloquear e-mails de phishing, ações de engenharia social e páginas de destino maliciosas.


Quando a Ferramenta de Limpeza será removida do Chrome?


A ferramenta Cleanup Tool deve ser totalmente excluída no Chrome 111 para Windows, que começou a ser distribuído nesta semana. Não será emitido nenhum aviso, então as pessoas devem apenas deixar de encontrá-la.


Segundo os desenvolvedores, você não poderá mais solicitar uma “Verificação de Segurança” ou usar o “Redefinir e Limpar” no menu “Configurações” do navegador. Foram mais de 80 milhões de remoções feitas nos oito anos de funcionamento desta opção.


O componente que verifica periodicamente os PCs Windows e solicita a limpeza da máquina também será removido. Cada um deve navegar com mais atenção e manter sempre o antivírus atualizado no seu computador.


Para quem se sentir inseguro, a dica é ativar a opção “Proteção Aprimorada” na Navegação Segura, acessível pelo atalho chrome://settings/security. Ali o usuário também pode verificar todas as medidas de proteção para elevar o nível de segurança e navegar com mais tranquilidade.


Mais novidades no Chrome

No começo da semana, a empresa anunciou que o Chrome exibirá o consumo detalhado de RAM para cada aba aberta. O recurso exibirá a quantidade exata de memória usada por guias do programa, o que ajudará a decidir qual deve ser fechada. O navegador também deve facilitar exclusão de dados do preenchimento automático, sem precisar acessar as configurações.


*Canaltech 

Nenhum comentário

Postar um comentário

Obrigado por comentar! 😉✌

Não Perca!
© Todos Os Direitos Reservados
Por JPCN.Blog