Google Chrome segue como navegador mais popular; veja ranking

 Google Chrome segue como navegador mais popular; veja ranking

Montagem: @alsorsanews/Ícone Google Chrome


Qual navegador você acredita ser o mais popular e utilizado entre os internautas? Se você pensou no Google Chrome, acertou! Pelo menos, é o que indica um estudo realizado pelo site Statcounter, que fez um ranking com os navegadores para desktop mais populares do mundo. O documento mostra os níveis de adoção e de popularidade dos navegadores ao longo dos meses.


Em abril de 2023, o estudo prova que o Google Chrome segue disparadamente na liderança da lista de browsers para desktop mais populares do planeta, bem como nos meses anteriores. Com 66,13%, a ferramenta do Google reina de forma isolada. Contudo, a grande surpresa ficou por conta do Safari, navegador da Apple, que conseguiu ultrapassar o Microsoft Edge e, atualmente, é o segundo navegador para desktop mais lembrado pelos usuários. 


Ranking dos navegadores mais populares

Google Chrome - 66,13%

Safari - 11,87%

Edge - 11%

Firefox - 5,65%

Opera - 3,09%

IE - 0,55%


O Google Chrome ainda é o navegador para desktop mais popular do mundo, segundo estudo.Fonte:  GettyImages 


Apesar de a diferença entre Safari e Edge ser de apenas 0,87%, o valor representa uma vitória e tanto para o recurso da Apple, que vem investindo em melhorias para seu navegador oficial. A popularidade crescente do Safari também pode estar ligada com a venda de Macs no mercado, que aumentou significativamente em 2022, de acordo com o site Wccftech. Aliás, vale lembrar que o Safari pode ser utilizado apenas por quem tem Macs, diferentemente do Chrome, por exemplo, que pode ser instalado em qualquer aparelho.


Brasil: Chrome e Opera são os navegadores principais


O estudo da Statcounter também faz um recorte do país verde e amarelo e revela que o Chrome e o Opera são os navegadores para desktop mais populares da região. Enquanto o Chrome fica isolado na primeira colocação, com 75,96%, o Opera aparece no segundo lugar, com 9,86%. Na sequência, aparecem o Edge (8,22%), o Firefox (4,05%), o Safari (1,38%) e o IE (0,31%). 


*Tecmundo