Atenção: Android 14 alertará se você tentar atualizar apps do Google com arquivos APK

O Google está integrando diversos recursos focados em multitarefa e segurança no Android 14. Um deles foi identificado nesta semana pelo Android Police, que notou que o sistema alertará o usuário caso ele tente atualizar um aplicativo do Google usando um arquivo APK.

Alsorsa.News

O novo alerta foi notado ao tentar instalar uma atualização para o aplicativo Google Play Services em um aparelho com o Android 14 usando o APK Mirror Installer Beta, um repositório gerenciado por Artem Russakovskii, fundador do Android Police.


Como podemos ver na imagem abaixo, o sistema agora mostra uma caixa de diálogo antes da instalação onde é dito:


Atualizar este aplicativo utilizando o APK Mirror Installer Beta?

Este aplicativo normalmente recebe atualizações via Google Play Store. Ao atualizar por uma fonte diferente, você poderá receber atualizações de qualquer fonte no seu telefone. A funcionalidade do aplicativo pode mudar.


Logo abaixo o sistema apresenta dois botões: um para cancelar a instalação e outro para continuar mesmo assim. Tudo indica que esta é uma forma do Google se apropriar das atualizações dos seus aplicativos para os usuários preferirem receber os updates via fontes oficiais.


Caso o usuário selecione "instalar mesmo assim" o aviso não será exibido para as próximas atualizações, o que significa que o sistema memoriza a sua escolha e alerta apenas uma vez.

Além disso, esta novidade permite evitar que versões incorretas sejam instaladas, o que pode restringir e até remover certas funções oferecidas por alguns aplicativos em dispositivos como tablets, dobráveis e smartphones que exigem edições específicas do Google Play Services e outros aplicativos.


Mishaal Rahman, que executou os testes no Android 14, diz que o alerta por enquanto só é exibido em alguns aplicativos, pois foi possível instalar o Gmail e a Google Play Store via arquivos APK sem qualquer aviso adicional.


Vale lembrar que o Android 14 ainda está na versão Beta 4 e esta funcionalidade pode mudar até a versão estável ser lançada em agosto ou setembro de 2023.

*TudoCelular