Mais Recentes

latest

China derruba a receita com exportações de carne bovina do Brasil

China derruba a receita com exportações de carne bovina do Brasil

11 de jul. de 2023

/ Por JPCN.Blog

Durante o primeiro semestre, a queda no faturamento fechou em 21%

Divulgação/Abiec 

O faturamento com as exportações de carne bovina do Brasil caiu no primeiro semestre de 2023. A queda ocorreu em meio à redução da demanda chinesa pelo produto brasileiro.


Ao longo do primeiro trimestre, as exportações de carne bovina renderam US$ 4,87 bilhões ao Brasil. Essa cifra representa 21% menos, em comparação a igual período de 2022. A retração do volume, entretanto, foi menor: 4%.


Entre janeiro e junho de 2023, a receita com o faturamento com os chineses caiu 29%, segundo a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes. Para a quantidade enviada ao país asiático, a redução ficou em 5%. Esse destino no mercado externo é para os frigoríficos brasileiros.


Motivo da suspensão das exportações de carne bovina para a China


A retração da receita ocorreu em meio a um caso atípico de vaca louca em uma fazenda no interior do Pará. Um acordo entre as duas nações obriga as autoridades brasileiras a suspenderem os embarques para o mercado chinês sempre que um caso da doença estiver em análise no Brasil. Pelos termos, cabe ao gigante asiático liberar a retomada das vendas.


O bloqueio dos embarques teve início em 23 de fevereiro. O grande pesar com o mal da vaca louca se dá em razão da forma clássica da doença, contagiosa e fatal entre o rebanho.


Porém, o animal doente encontrado no Brasil estava com uma variação atípica, que não é contagiosa. Poucos dias depois da descoberta do espécime, ocorreu a confirmação quanto à tipificação.


A Organização Mundial de Saúde Animal confirmou o diagnóstico favorável em 6 de março. Ainda assim, as exportações de carne bovina do Brasil foram liberadas pelas autoridades da China apenas em 23 do mesmo mês. Na mesma data, o ministro da Agricultura do governo Lula, Carlos Fávero, fez sua primeira visita oficial ao gigante asiático.


*Revista Oeste 

Nenhum comentário

Postar um comentário

Obrigado por comentar! 😉✌

Atualizações

Comentários

disqus/facebook/blogger
Não Perca!
© Todos Os Direitos Reservados
Por JPCN.Blog