Threads lança timeline sem sugestões e fica mais parecido com o Twitter

Threads lança atualização após dias de reclamações pela ausência de feed com contas que você segue; agora a Meta luta para recuperar o que perdeu

Alsorsa.News

Demorou um total de 20 dias, o mesmo que 20 anos na idade de internet, mas o Threads finalmente lançou o feed “Seguindo” para o seu aplicativo. Agora, você finalmente poderá ver publicações apenas de contas que você segue, não de quem o algoritmo te enfiar goela abaixo. Todavia, nesses 20 anos, digo, dias, 70% do público já foi de passarinho azul — sumiu.

Alsorsa.News
Antes tarde do que mais tarde, né? Threads lança feed cronológico (Imagem: Divulgação/Meta e Vitor Pádua/Tecnoblog)

Logo que o Threads estreou, a principal crítica do público (pelo que vi em todas as discussões internet à fora) era sobre a ausência de um feed somente com as contas que você segue — igual à rede social anteriormente chamada de Twitter, que se transformou em X. Pelos testes feitos pelo site Tecnoblog, o feed também é cronológico, mostrando os tweets mais recentes primeiro.

Como ativar o feed “Seguindo” do Threads

Para acessar a aba do feed “Seguindo” você precisa clicar no ícone do Threads, aquela arroba estilizada. Assim, o aplicativo mostrará as duas opções de feed. Clicando novamente no ícone, as abas do FeedPara você” e “Seguindo” é ocultado. Essa escolha de interface pode confundir os usuários (como aconteceu comigo no início).

Agora o Threads possui aba “Para você” e “Seguindo” (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

Novo feed finalmente chega, mas tem uns probleminhas

Ao fechar o app e abrí-lo novamente, ele mostrará primeiro o feed “Para você”, justamente aquele que todo mundo achou um saco — e as abas ficam ocultadas. Aqui rola outra crítica: esse padrão de abrir o “Para você” basicamente mantém o problema. Você vai abrir e ver alguém aleatório, não o que você segue.

As contas que você escolhe seguir são suas prioridades. Exceto no TikTok, mas lá a graça está justamente nas sugestões do algoritmo — não nos amigos sem graça tentando viralizar. Logo, o sentido é abrir o Threads e o que você segue por padrão. Depois você vê as sugestões. E você não pode selecionar o que abrir por padrão.

Ao abrir o feed Seguindo/Cronológico pela primeira vez, você não verá todos os últimos tweets, digo, os threads. Pelos testes feitos, ele parou de mostrar as publicações após algumas rolagens. Todavia, alguns minutos depois, voltei para o feed e fui descendo até encontrar mensagens de ontem. Só que a publicação mais recente foi há mais de 30 minutos — efeito de perder 70% dos usuários ativos após bater 100 milhões de usuários.

Agora, para alavancar o Threads e recuperar as contas perdidas, Mark Zuckerberg precisa corrigir essas opções de qual feed abrir e lançar uma versão desktop/web, porque depender somente de um dispositivo para usar uma rede social é complicado.

Zuckerberg diz que “peça e você deve receber”. Então vamos pedir, né? (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

Baixar Threads:

✅️Com informações: The Verge