Mais Recentes

latest

Descoberta deprimente no fundo da Fossa das Marianas é um alerta para o mundo

Descoberta deprimente no fundo da Fossa das Marianas é um alerta para o mundo

3 de ago. de 2023

/ Por JPCN.Blog

Você já se sentiu como se estivesse à beira de um penhasco, olhando para as profundezas vastas e aparentemente infinitas do oceano? Pois é assim que se sente ao mergulhar na Fossa das Marianas – a parte mais profunda do nosso grande planeta azul. Localizada entre o Havaí e as Filipinas, mais perto da pequena ilha de Guam, a Fossa desce impressionantes 11km. Isso é tão desafiador quanto a viagem espacial, pessoal! Mas espere até ouvir o que foi encontrado lá.

Alsorsa.News


Em abril de 2019, um explorador audacioso chamado Victor Vescovo decidiu mergulhar nesse abismo oceânico aparentemente sem fim. Ele conseguiu descer incríveis 10,9 km na Fossa das Marianas usando um submarino Triton 36000/2, um veículo que pode resistir às pressões mais severas. E acredite, quando você está tão fundo, as coisas podem ficar um pouco inesperadas.

A Fossa das Marianas tem 11 km de profundidade. Crédito: YouTube/Natural World Facts


Uma descoberta chocante nas profundezas oceânicas da Fossa das Marianas

Claro, podemos imaginar criaturas marinhas bizarras ou plantas alienígenas sendo descobertas. E sim, Vescovo de fato encontrou uma vida marinha inesperada, incluindo uma nova espécie de crustáceo, afloramentos vibrantes e um adorável peixinho rosa. Mas o que ele encontrou em seguida estava longe de ser fofo ou encantador. Prepare-se: no meio do esplendor marinho, Vescovo deparou-se com uma visão que arrepiou sua espinha – embalagens de doces e uma sacola plástica de compras, no ponto mais profundo da Terra. Que deprimente!


Eric Galbraith, um bioquímico oceânico, ficou atordoado. “Sempre tivemos essa sensação de que havia uma parte do planeta que estava intocada pela ação humana”, disse ele. “Isso costumava ser verdade. E agora não é mais.” Isso é um soco no estômago, não é?


Logo depois, outra descoberta arrepiante foi feita pelo Dr. Deo Onda, um oceanólogo microbiano, na Emden Deep, parte da Fossa das Filipinas. Ele observou: “A Fossa das Filipinas já é tão profunda, mas a poluição humana ainda conseguiu alcançá-la. O que mais poderia acontecer em ambientes mais rasos como os recifes de coral e os leitos de ervas marinhas?” Pois é, isso é um pensamento assustador.

Uma sacola plástica foi encontrada no fundo da Fossa das Marianas. Crédito: YouTube/Natural World Facts

E, se você pensou que as coisas não poderiam piorar, bem, prepare-se para um choque. Em 2018, pesquisadores do Instituto de Ciência e Engenharia do Mar Profundo da China descobriram que os plásticos produzidos pelo homem haviam ‘contaminado os lugares mais remotos e profundos do planeta’.


Então, qual é a moral da história, pessoal? É hora de acordarmos para a realidade do nosso impacto no planeta. Da próxima vez que você estiver prestes a jogar fora aquela embalagem ou sacola, lembre-se – nenhum lugar na Terra está realmente a salvo da nossa influência, nem mesmo as partes mais profundas do oceano. Vamos limpar nosso ato e dar à Mãe Terra o respeito que ela merece.

*Mistérios do Mundo

Nenhum comentário

Postar um comentário

Obrigado por comentar! 😉✌

Atualizações

Comentários

disqus/facebook/blogger
Não Perca!
© Todos Os Direitos Reservados
Por JPCN.Blog