Filho de Rita Lee cria modelo de inteligência artificial com a voz da mãe

Ferramentas como a usada pelo produtor João Lee podem ser utilizadas para simular a fala de alguém, podendo fazer com que diga ou cante qualquer coisa

Alsorsa.News
A cantora Rita Lee que morreu nesta segunda-feira (8) aos 75 anos | Foto: Roberto Carvalho/Acervo pessoal


O produtor João Lee, filho de Rita Lee e de Roberto de Carvalho, divulgou em suas redes sociais que criou um modelo de inteligência artificial com a voz da mãe. Ferramentas desse tipo podem ser utilizadas para simular a fala de alguém, podendo fazer com que diga ou cante qualquer coisa.


João explicou que fez o modelo a partir de 50 músicas que a mãe gravou junto ao pai nos anos 1970 até as últimas gravações e isolou a voz de Rita. Cortou os áudios em pedaços e subiu os arquivos em um modelo de inteligência artificial.


"Demorou quase um dia inteiro para rodar o software [programa de computador], mas consegui criar um modelo da voz dela em IA. Foram semanas de trabalho. Ainda precisa de ajustes, mas o resultado é impressionante. Incrível como a tecnologia para áudio e música avança", escreveu João Lee em sua conta do Threads.


Em entrevista ao Splash, do Uol, Beto Lee, outro filho da cantora, havia dito que não descartava a possibilidade de utilizar inteligência artificial em algum projeto envolvendo a mãe. "Quem sabe um dia fazer um show com a dona Rita [simulada através de IA].


Ele disse que ficou emocionado com o comercial de Maria Rita com Elis Regina para a Volkswagen, que reviveu a cantora e foi alvo de críticas e de uma investigação do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar). (Folhapress)