5 motivos para não usar o Threads

Usuários não podem baixar arquivos das publicações, não há assuntos mais comentados e é mais complicado excluir a rede sem deletar o Instagram

Alsorsa.News
Imagem: rafapress / Shutterstock.com

A plataforma Threads é um aplicativo lançado recentemente pela Meta, a mesma empresa que administra o Facebook, Instagram, e WhatsApp. Os desenvolvedores do Threads o construíram para competir diretamente com o Twitter e servir como mais um canal de comunicação por microtextos na web. No entanto, a nova rede social tem algumas características que desagradam o público. A seguir, confira cinco motivos que podem convencer algumas pessoas a abandonar (ou nem entrar) no Threads.


1. Integração exagerada com o Instagram

Alsorsa.News
(Imagem: Divulgação/Meta)

Quem criou um perfil no Threads já deve ter percebido que a sua conta está diretamente conectada ao Instagram, de maneira que torna mais complicado excluir o perfil de um app sem deletar o do outro. Esta dificuldade foi programada pelos desenvolvedores a fim de que os usuários não pudessem sair das plataformas, embora haja uma solução paliativa: desativar o Threads temporariamente.


Além disso, após esta integração ser realizada entre as plataformas, qualquer pessoa pode entrar no seu Instagram e encontrar o seu perfil no Threads. Isso é um problema, poque muitas pessoas utilizam o concorrente Twitter justamente para publicar conteúdo de forma mais anônima e longe dos olhos curiosos de quem já os seguem nas outras redes sociais –– no Threads, infelizmente, não há uma maior discrição.


2. O feed é único

O mais comum, em plataformas como Twitter e Instagram, é receber na página inicial o conteúdo postado pelas pessoas que você segue. No Threads, contudo, há uma enxurrada de microtextos publicados por gente que você não conhece nem segue.


Por exemplo, se você criar um perfil na plataforma e opta por não seguir ninguém, ainda assim o seu feed estará cheio de várias postagens de usuários aleatórios. Essa característica dá a entender que o feed é único e que a maioria das pessoas teria acesso aos mesmos tipos de conteúdos, com quase nenhuma personalização baseada em quem o usuário segue.


3. Ausência de assuntos mais comentados

Alsorsa.News
Imagem: Poetra.RH/ Shutterstock

A interface do aplicativo conta com uma barra de pesquisa bem simples, mas que serve exclusivamente para pesquisar pelas contas de outros usuários. Desta forma, não é possível acessar uma seleção da plataforma sobre os assuntos mais comentados no momento.


Essa característica não é extremamente problemática, mas se tratando de conteúdos baseados quando que exclusivamente em texto, era esperado pelos usuários o acesso aos tópicos mais comentados. Isso porque o recurso incentiva engajamento para diferentes tipos de temas, dá visibilidade para problemas sociais e até auxilia a encontrar informações importantes que tenham sido repercutidas por jornais, por exemplo.


4. Não tem galeria multimídia

Outra comparação com o Twitter é a ausência de galeria de fotos e vídeos: se o usuário postar um texto com uma foto, ela ficará perdida no meio de várias outras publicações. Isso porque não há um espaço, dentro do perfil do usuário, onde ele ou outras possam conferir a soma de todas as imagens ou vídeos que foram publicados no Threads.


Isso deve ser especialmente ruim para quem precisa divulgar trabalhos artísticos, por exemplo, pois só conseguiria expor as fotos no feed, mas não poderia mostrar a reunião de todas elas em uma galeria dentro do próprio aplicativo.


5. A impossibilidade de baixar fotos

Alsorsa.News
(Imagem: reprodução/Threads)

Se no meio do feed você encontrou uma imagem incrível para bloqueio de tela ou um meme superengraçado que deseja compartilhar, temos uma péssima notícia para você: não é possível salvar as imagens.


Isso significa que você pode, sim, abrir a foto da postagem de alguém e dar um zoom, mas não pode baixar a imagem (com o mesmo tamanho e qualidade) que foi postada, porque não há uma opção nativa para isso. O único jeito possível é fazer uma captura de tela (print), mas isso não salva a foto em seu tamanho e resolução original.

*Olhar Digital 

Baixar Threads:

✅️