Rolândia inaugura maior berçário de pintos do Brasil

 

Alsorsa.News
Foto: Reprodução/Montagem Conexão Política 
A cidade de Rolândia, situada no norte do estado do Paraná, agora abriga o maior centro de incubação de pintinhos do Brasil. Essa novidade surge com a JBS se preparando para reiniciar as operações do incubatório de frangos de corte local, após investir R$ 135 milhões em restauração e modernização, em resposta ao incêndio ocorrido no início de 2023.


O incubatório, responsável por 12% da produção de pintos pela Seara, possui uma capacidade de incubação superior a 16 milhões de ovos férteis por mês e abrange uma área de 16.314 m². Com a retomada das atividades, a equipe da unidade será composta por 155 colaboradores. Prevê-se que o centro de incubação entre em operação na segunda quinzena de fevereiro deste ano.


No processo de incubação, os ovos são inseridos e retirados das máquinas simultaneamente em cada ciclo. Essa abordagem permite a limpeza e desinfecção de todas as máquinas ao término de cada procedimento, melhorando o padrão de qualidade do processo. Alinhado aos princípios de bem-estar animal, o incubatório mantém um controle aprimorado da ambiência, favorecendo o desenvolvimento eficiente e de qualidade dos embriões. O centro de incubação também inclui uma sala de controle de climatização, sistema de alarmes e monitoramento ambiental, com câmeras em toda a unidade, além de instrumentos instalados para o controle de incêndio.


É relevante destacar que, com a implementação do processo de osmose reversa, que filtra a água por meio de equipamentos especializados para reter partículas e poluentes físicos e microbiológicos, a unidade prevê economizar aproximadamente 200 mil litros de água por mês ao utilizar água destilada nos processos de incubação. O incubatório de Rolândia servirá a municípios no norte do Paraná, incluindo Campo Mourão, Santo Inácio e Jaguapitã, mas está capacitado para atender outras unidades, conforme a necessidade.

*Conexão Política