Mais Recentes

latest

Google e Microsoft estão numa corrida armamentista de Inteligência Artificial, e quem vencer pode mudar a internet

Alsorsa.News | Google e Microsoft estão numa corrida armamentista de Inteligência Artificial, e quem vencer pode mudar a internet

21 de fev. de 2023

/ Por JPCN.Blog

Os mecanismos de busca têm sido uma parte importante de nossa experiência on-line desde o início dos anos 1990, quando o crescimento acelerado da world wide web criou a necessidade de classificar e apresentar informações em resposta às consultas dos usuários.

Alsorsa.News | Google e Microsoft estão numa corrida armamentista de Inteligência Artificial, e quem vencer pode mudar a internet


Os primeiros usuários a atravessar a “superestrada da informação” tiveram um trabalho simples. Era como ir ao supermercado local: você conhecia as estradas, onde virar e como chegar lá.


Mas o crescimento exponencial da web significou que rapidamente se tornou impossível para as pessoas se lembrarem de onde encontraram aquela informação pertinente que desejavam. A estrada principal ficou enredada em uma teia de aranha de atalhos. Surgiram novos cruzamentos, rotundas e desvios. Ruas pelas quais você dirigiu por muito tempo levavam a becos sem saída. Outros mudaram de rumo.


Os mecanismos de pesquisa resolveram isso tentando categorizar as informações com base nas consultas que você enviou. Inicialmente, eles eram ruins. Graças ao Google e a uma nova maneira de rastrear e categorizar a web, eles rapidamente se tornaram muito bons.


No ano 2000, o Google se tornou o maior mecanismo de busca do mundo. A empresa tornou-se sinônimo de busca. Nós agora “googleamos” as coisas, em vez de procurá-las, assim como aspiramos, em vez de aspirar.


Exceto agora, em 2023 o Google pode não ser mais sinônimo de busca. A ascensão do ChatGPT – o revolucionário modelo de linguagem grande (LLM) que pode “falar” com os usuários, foi tão significativa e rápida desde seu lançamento em novembro de 2022 que lançou o futuro de busca em fluxo.


A Microsoft investiu US$ 10 bilhões no criador do ChatGPT, OpenAI, e em troca tem o direito de usar uma versão aprimorada da tecnologia em seu mecanismo de busca, o Bing. Em resposta, o Google anunciou sua própria ferramenta de busca habilitada para bate-papo, chamada Bard, projetada para deter o inimigo nos portões.


Nenhum dos dois funciona particularmente bem, ao que parece. Ambos cometeram erros embaraçosamente rudimentares em suas tão esperadas demonstrações públicas, e eu tive acesso à versão ChatGPT do Bing – cujo codinome é “Sydney”, como alguns hackers empreendedores divulgaram o chatbot – por cerca de uma semana. Não fiquei impressionado, como mostra este relato do meu tempo com Sydney até agora , mas também não entendi o ponto. Os LLMs são uma tecnologia que tem alguns pontos fracos irritantes quando usados ​​na pesquisa – como inventar coisas com confiança quando não se sabe a resposta para uma pergunta – que não parecem combinar bem com o que usamos para o Google e outros.


Por enquanto, parece que o Google e a Microsoft vão enfiar os mecanismos de busca habilitados para bate-papo goela abaixo porque querem a glória de serem os primeiros a usar essa tecnologia. Mas minha principal dúvida é se isso vai durar. (A Microsoft parece já estar pensando duas vezes sobre o lançamento: na sexta-feira, limitou a duração das interações com Sydney depois que o chatbot mostrou uma tendência a expressar paixão por aqueles com quem conversou por horas.)


Ainda acho que estamos no momento mais interessante para pesquisa desde que o Google se tornou o gorila de 500 libras na sala no final dos anos 90. Só não sei se a forma como estamos usando a funcionalidade de bate-papo agora será necessariamente como a usaremos no futuro. “Acho que o ChatGPT é bom para consultas complexas para as quais não há respostas diretas, e resumos seriam muito benéficos”, diz William Wang, diretor do Centro de Aprendizado de Máquina Responsável da Universidade da Califórnia, em Santa Bárbara. “Consultas simples: definitivamente não há necessidade de ChatGPT.”


Wang acredita que a interface que vemos agora é apenas o começo e as coisas vão melhorar – rapidamente. Outros não têm certeza se a pesquisa é o caso de uso correto para LLMs baseados em bate-papo. “Pensar neles como uma nova forma de pesquisa é simplesmente errado”, diz Julian Togelius, professor associado de IA da Universidade de Nova York. Togelius recomenda que tomemos a decisão sobre como a tecnologia é usada das mãos de pesquisadores de IA ou executivos de tecnologia e nas mãos de usuários comuns para ver o que eles desenvolvem. É uma subversão da velha frase: venham e eles construirão.


O mundo da tecnologia está cada vez mais caótico, com grandes histórias se chocando umas contra as outras como um engavetamento de vários carros. Em qualquer outra semana, a notícia de que a CEO de quase uma década do YouTube, Susan Wojcicki, deixaria o cargo dominaria a agenda de tecnologia. Esta semana ficou um distante terceiro lugar atrás da batalha por buscas e… o que quer que Elon Musk esteja fazendo hoje em dia (principalmente demitindo pessoas que ousam dizer que estamos todos ficando cansados ​​de suas travessuras).


Em parte, acho que a notícia – que tentei contextualizar para Fast Company aqui – não causou tanto impacto quanto poderia por causa de quem ela foi substituída. Neal Mohan é adjunto de Wojcicki há algum tempo e é o candidato da continuidade. “Susan tem administrado o YouTube durante a maior parte do meu tempo na plataforma, tem sido maravilhoso trabalhar com ela em todas as funções”, me disse o principal YouTuber Casey Neistat. “Estou triste por vê-la partir.” Mas ele também acrescentou: “O YouTube tomou uma ótima decisão ao ter Neal assumindo seu papel de liderança”.


Mas também é, penso eu, uma indicação de como o mundo do vídeo online mudou. O YouTube foi suplantado pelo TikTok, que na sexta-feira anunciou ter ultrapassado 150 milhões de usuários na Europa todos os meses.


A batalha entre o YouTube e o TikTok é interessante, porque, à medida que o TikTok se move cada vez mais para um conteúdo de formato mais longo, o YouTube está promovendo o Shorts, semelhante ao TikTok. Quem vai ganhar? Quem sabe. Mas será interessante ver a luta acontecer.


O TechScape mais amplo

O ChatGPT está dominando o diálogo no momento. Kevin Roose, do New York Times, fez o máximo para cavar sob a pele de Sydney , a persona do Bing no ChatGPT, ao longo de uma conversa selvagem de duas horas. Como contrapeso, no entanto, e antes de ficar preocupado com a IA dominando o mundo, leia isto de Stephen Wolfram para um tônico da realidade.


Esta semana marca o primeiro aniversário da invasão russa da Ucrânia – que foi uma das potências tecnológicas subestimadas da Europa. Este artigo para o The Information descreve como as startups da Ucrânia evoluíram para lidar com as pressões da guerra.


Elon Musk está potencialmente colocando em risco a segurança de cerca de 4,8 milhões de usuários ao anunciar que desativará o acesso à autenticação de dois fatores baseada em SMS no próximo mês… a menos que você pague pelo Twitter Blue. Musk está fazendo a mudança, ele afirma, porque acredita que está sendo “enganado” por empresas de telecomunicações em US$ 60 milhões por ano para enviar mensagens de texto. É um problema, porque é improvável que muitos usuários façam a alteração nos aplicativos autenticadores, que permanecerão gratuitos.


*Jornal GGN 

Nenhum comentário

Postar um comentário

Obrigado por comentar! 😉✌

Não Perca!
© Todos Os Direitos Reservados
Por JPCN.Blog