Mais Recentes

latest

Bing Chat sabe fazer desenhos simples com caracteres — e ninguém ensinou

Alsorsa.News | Bing Chat sabe fazer desenhos simples com caracteres — e ninguém ensinou

3 de mar. de 2023

/ Por JPCN.Blog

Inteligência artificial da Microsoft aprendeu sozinha a criar ASCII art, como são chamados os desenhos usando apenas letras, números e símbolos


A inteligência artificial não cansa de surpreender. Após dar respostas mal-educadas, tentar manipular usuários, confundir datas e inventar fatos, o Bing Chat revelou outra habilidade, dessa vez bem mais legal: ele sabe desenhar usando caracteres simples, na chamada ASCII art.

Alsorsa.News | Bing Chat sabe fazer desenhos simples com caracteres — e ninguém ensinou

Bing Chat mostra seu talento (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

A descoberta foi feita pelo engenheiro Michael P. Frank e compartilhada em seu Twitter. Ele pediu para a inteligência artificial uma maneira de distinguir hail (granizo) de sleet (um tipo de chuva com neve).


Depois de uma resposta simples, o Bing Chat perguntou se ele queria ver algumas imagens. Ele disse que sim. A resposta, então, fugiu do esperado. Em vez de mostrar fotos, ou pelo menos links para algumas imagens, o robô usou barras, parênteses e símbolos de grau para mostrar as diferenças de formato.


E não para por aí! Frank pediu para o Bing Chat desenhar um boneco de neve. Ele fez, com um chapéu triangular de barras e um corpo de neve de parênteses. Fascinante.


Bing Chat é autodidata

Este poderia ter sido um recurso pensado para o chatbot, mas, na verdade, não foi. Mikhail Parakhin, chefe de serviços web e propaganda da Microsoft, diz que a equipe que trabalha no Bing Chat não fez nada de especial para o robô desenvolver essa habilidade.


“O modelo simplesmente aprendeu a produzir alguns desenhos muito rudimentares em ASCII.”


Eu perguntei para o Bing Chat se ele sabia fazer arte ASCII. No modo criativo, ele respondeu que sim e desenhou um gato para exemplificar. Continuei, questionando como ele tinha aprendido. A resposta confirma o que Parakhin falou:


Eu aprendi a fazer arte ASCII com a minha própria inteligência artificial. Eu analisei vários exemplos de arte ASCII na internet e criei um algoritmo para gerar imagens com caracteres. É um processo criativo e divertido.😊


Já no modo preciso, ele disse que sim e perguntou se eu tinha um tema ou personagem em mente. Digitei “Chuva” e ele fez um guarda-chuva. Depois, pedi um mapa do Brasil, e ele entregou um conjunto disforme de pontos.

Mapa do Brasil em ASCII ficou irreconhecível

Mapa do Brasil em ASCII ficou irreconhecível (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

Pois é, ele não é tão bom assim.


ASCII é a sigla para Código Padrão Americano para o Intercâmbio de Informação. É o nome de uma tabela desenvolvida a partir de 1960 para representar letras, algarismos e sinais de pontuação. É daí que vem o nome ASCII art para os desenhos feitos só com caracteres.


Com informações: Neowin.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Obrigado por comentar! 😉✌

Não Perca!
© Todos Os Direitos Reservados
Por JPCN.Blog