Mais Recentes

latest

Os poderes do gengibre: conheça suas características surpreendentes e dicas de cultivo

Os poderes do gengibre: conheça suas características surpreendentes e dicas de cultivo

8 de ago. de 2023

/ Por JPCN.Blog

O gengibre é uma planta versátil e aromática amplamente utilizada na culinária e na medicina tradicional. Além de seu sabor característico, o gengibre também oferece uma série de benefícios para a saúde.

Alsorsa.News
Shutterstock 


Venha explorar as características do gengibre e fornecer dicas sobre como cultivá-lo em casa. Prepare-se para aprender e desfrutar de todas as maravilhas dessa planta ardidinha e milagrosa, que dá o tom a bebidas típicas dessa época do ano.    


O que é o gengibre e quais são as suas propriedades

O gengibre é um alimento originário da Ásia, amplamente cultivado por seu caule subterrâneo chamado rizoma.  Esse rizoma é rico em compostos bioativos, como gingerol e shogaol, que conferem a ele suas propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e digestivas.


Além disso, o gengibre possui uma série de benefícios para a saúde, incluindo o controle da diabetes, alívio de cólicas menstruais, auxílio no emagrecimento e prevenção do câncer.


Como plantar gengibre na terra

Para cultivar gengibre na terra, escolha um local que receba luz solar direta ou sombra parcial. Em um vaso grande, adicione pedras no fundo para garantir a drenagem adequada.


Em seguida, coloque o adubo e plante os rizomas de gengibre com os botões voltados para cima, a uma profundidade de cerca de 5 centímetros. Certifique-se de regar regularmente e acompanhar o crescimento da planta.


Gengibre na garrafa pet

Uma opção sustentável e prática é utilizar uma garrafa pet para plantar gengibre. Faça furos no fundo da garrafa para permitir a drenagem, adicione pedrinhas e preencha com terra e adubo.


Em seguida, plante os rizomas verticalmente. Essa técnica permite o cultivo do gengibre de forma compacta e adequada para espaços limitados.


Como plantar gengibre em brotos

Uma forma simples de cultivar gengibre é através de brotos. Escolha uma muda de gengibre com pequenos brotinhos visíveis ou coloque pedaços da planta em água morna para estimular o crescimento dos brotos.


Em seguida, plante os brotos em um vaso com solo fértil e adube regularmente. Em poucos dias, você terá um belo pé de gengibre.


Como plantar gengibre na água

Surpreendentemente, é possível cultivar gengibre até mesmo na água. Para isso, inicie o plantio em terra até que a planta desenvolva caule e folhas.


Em seguida, transfira o gengibre para um sistema hidropônico, onde as raízes se desenvolvem na água. Certifique-se de manter o pH da água adequado e forneça luz solar para o crescimento saudável da planta.


Essa técnica é uma alternativa interessante para quem busca métodos de cultivo mais sustentáveis. O gengibre é uma planta incrível, repleta de características e benefícios surpreendentes.


Com as dicas de cultivo apresentadas, você pode começar a cultivar seu próprio gengibre em casa, aproveitando não apenas seu sabor e aroma, mas também suas propriedades medicinais.


Experimente diferentes métodos de cultivo, escolha o que melhor se adapta às suas necessidades e desfrute de todos os benefícios que o gengibre pode proporcionar.


*Capitalist 

Nenhum comentário

Postar um comentário

Obrigado por comentar! 😉✌

Não Perca!
© Todos Os Direitos Reservados
Por JPCN.Blog